Mercados e Feiras do Município de Ovar continuam a realizar-se
Escrito por AVfm em 03/11/2020
O Governo da República anunciou a 31 de Outubro mais medidas de combate à pandemia Covid-19, que entrarão em vigor a 4 de Novembro.
As mesmas serão reavaliadas a cada duas semanas, vindo complementar as regras implementadas aquando do restabelecimento do estado de calamidade. A sua aplicação será feita, para já, a uma lista de 121 concelhos, na qual Ovar está incluído.
Adotando a designação de Concelhos de Risco Elevado, na prática são definidas zonas do País onde são aplicadas medidas mais restritivas, baseando-se a listagem num critério de seleção que passa pela existência, ao longo dos últimos 14 dias, de mais de 240 casos ativos de Covid-19 por cada 100.000 habitantes.
A última medida anunciada, relativa à proibição da realização de Feiras e Mercados de Levante, de imediato suscitou muita controvérsia. As Associações que representam o setor afetado reagiram de imediato e, mesmo os cidadãos, iniciaram uma série de ações como, por exemplo, a criação de abaixo-assinados, pedindo a reversão do determinado.
Muitos foram os argumentos que correram nas redes sociais e nos órgãos de comunicação social ao longo do fim de semana. Palavras como injustiça, asfixia, incompreensão e erro foram repetidas sem conta para adjetivar o anunciado pelo Governo.
Ao longo de segunda-feira, 2 de Novembro, a contestação dos comerciantes e a pressão mediática, levaram a que, com cerca de 10 minutos de diferença, de um lado Graça Freitas, Diretora Geral da Saúde se esforçasse por defender e justificar as razões pelas quais as feiras e mercados não se poderiam realizar; e do outro o Primeiro Ministro, António Costa cedesse, anunciando que o Governo reconhecia que as feiras e os mercados passavam a ser praticáveis, dependendo da devida autorização das Câmaras Municipais de cada local.
Na sequência de tudo isto, Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, já veio a público garantir que, no Município de Ovar, as feiras e os mercados se vão continuar a realizar, no devido respeito pelas regras já conhecidas: