Mês da Prevenção de Maus-tratos na Infância assinalado em toda a região
Escrito por AVfm em 02/04/2021
O Laço Azul é uma campanha com origem no ano de 1989, quando uma mulher norte-americana, Bonnie Finney, amarrou uma fita azul na antena do seu veículo para homenagear o seu neto, vítima mortal de maus-tratos infantis, que havia sido espancado pela mãe e pelo seu namorado. A iniciativa de Bonnie tornou-se viral e o mês de abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.
O Azul funciona para mim como um constante alerta,
Bonnie W. Finney
para lutar pela proteção das crianças
A nível nacional, a campanha Laço Azul é liderada pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos das Crianças e Jovens (CNPDCJ), adotando o mote “Serei o que me deres… que seja Amor”.
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), em conjunto com as autarquias de todo o país, encontra no mês de abril um forte pretexto para assinalar o Mês da Prevenção de Maus-Tratos na Infância, sensibilizando as comunidades para a proteção dos mais novos e para o respeito pelos seus direitos.
– Ovar –
A CPCJ de Ovar preparou, para assinalar a efeméride ao longo do mês de abril, um “Calendário dos Afetos”. Apresentará diariamente uma atividade diferente, que além de proporcionar momentos de lazer, também incentivará a interajuda entre pais e filhos.
Para o primeiro dia, a proposta foi que se fizessem laços azuis, podendo cada família utilizar os materiais disponíveis no momento, com o objetivo de em seguida engalanar o seu lar.
Em Ovar, a Câmara Municipal (CMO) associa-se à iniciativa, iluminando o edifício dos Paços do Concelho de azul durante todo o mês de abril.
– Estarreja –
No concelho vizinho de Estarreja, o edifício dos Paços do Concelho, da Biblioteca Municipal, da CPCJ e do Cine-Teatro serão iluminados com a cor azul, assinalando o Mês da Prevenção de Maus-tratos na Infância.
A comunidade e as instituições estarrejenses também foram convidadas a construir um laço azul, a expô-lo nas suas residências e partilharem o resultado final nas redes sociais.
A CPCJ Estarreja, em parceria com o projeto PISTA – CLDS 4G (Projeto de Intervenção Social das Terras do Antuã – Contratos Locais de Desenvolvimento Social 4ª Geração), vai criar um mural da criança, sob o mote “Serei sempre Criança… mas infância só há uma”.
Quem quiser participar, deve enviar uma fotografia sua atual e uma da sua infância, até dia 20 de abril, para o email cpcj.estarreja@cnpdpcj.pt. O resultado final será divulgado nas redes sociais da CPCJ de Estarreja e do PISTA – CLDS 4G, no dia 26 de abril.
– Murtosa –
No Município da Murtosa, serão os edifícios que são usados diariamente pelas crianças os escolhidos para iluminar em tons de azul, nomeadamente, a Sede do Agrupamento de Escolas da Murtosa – PAMF e a Escola Básica da Torreira.
Além dessa ação simbólica, serão transmitidos, ao longo do mês, na página do Facebook do Município, vários testemunhos de crianças e jovens, a par de elementos da CPCJ Murtosa, que têm como competência desenvolver ações de promoção dos direitos e de cuidar pela prevenção das situações de perigo para as crianças e jovens.
– Albergaria-a-Velha –
No concelho de Albergaria-a-Velha, além da iluminação de edifícios e do apelo ao envolvimento da sociedade através da construção de laços, a CPCJ de Albergaria lançou a iniciativa “Contrato de abertura de conta no Banco da Felicidade”.
A iniciativa deita mão das forças positivas para construir boas relações familiares. A “Conta Bancária da Felicidade” pretende amealhar boas recordações e momentos, fortalecendo as relações.
– Águeda –
Em Águeda, os edifícios da Câmara Municipal e do Centro de Artes também serão iluminados de azul.
A CPCJ de Águeda irá intensificar mensagens sobre a temática, com atualizações semanais na página do Facebook, sensibilizando a população para a prevenção dos maus-tratos infantis e promovendo os direitos das crianças.
As Juntas e Uniões de Freguesia do concelho irão expor, nas suas sedes, laços azuis, a partir do dia 6 de abril. Neste seguimento, as instituições e toda a comunidade são convidadas a construir e expor laços construídos, em locais visíveis.
Outra atividade a realizar durante o mês de abril será, em parceria com a Federação das Associações de Pais do Concelho de Águeda, um webinar com o tema “Abuso sexual: Prevenir para melhor proteger”.
Haverá ainda lugar para a leitura de uma história, com dramatização, para as crianças dos 3.º anos, preparada pelos professoras da Rede de Bibliotecas Escolares, a par de um diálogo com as crianças sobre os seus direitos.
A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos das Crianças e Jovens também realizou o webinar “Cuida bem de mim – Os desafios da Primeira Infância”, que decorreu entre as 10h00 e as 12h00 do dia 1 de abril, com transmissão em direto no canal de youtube e na página do Facebook da instituição.