Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Ao Vivo e a Cores

20:05 20:55

Atual

Ao Vivo e a Cores

20:05 20:55


Miguel Araújo expandiu à Conversa na Escola de Artes e Ofícios

Escrito por em 18/10/2024

Quem é Miguel Araújo?

Miguel Araújo é um dos mais destacados cantores, compositores e músicos da música portuguesa contemporânea. Natural do Porto, nasceu em 1983 e iniciou a sua carreira musical na adolescência.

Foi por essa altura, após terminar a licenciatura em gestão, que surgiram Os Azeitonas. O grupo, formado em 2002, tornou-se conhecido no cenário mediático da música portuguesa, tendo lançado álbuns e músicas de sucesso como “Anda Comigo Ver Os Aviões”, “Quem És Tu Miúda” e “Ray-Dee-Oh”.

Em paralelo à sua atividade com Os Azeitonas, Miguel Araújo seguiu uma carreira solo a partir de 2012, com o lançamento do álbum “Cinco Dias e Meio“. Canções como “Os Maridos das Outras” e “Fizz Limão” tornaram-se músicas de referência para o público e deram a Miguel Araújo um reconhecimento que até hoje se mantém.

Ao longo da sua carreira solo, Miguel Araújo colaborou com outros importantes músicos portugueses, como António Zambujo. Já fizeram várias Tours juntos e têm um álbum gravado ao vivo – “28 Noites Ao Vivo Nos Coliseus”. Entre os seus discos mais recentes a solo, destacam-se “Giesta” (2017) e “A Gémea do Soul” (2021), ambos recebidos com elogios pela crítica e pelo público.

Miguel Araújo e a Fusão Entre Música e Imagem na Antevisão do Ovar Expande

No dia 16 de outubro, saboreou-se a primeira Conversa Expande com Miguel Araújo, moderada por Tiago Alves. Esta conversa foi como se de uma antevisão se tratasse da 5ª edição do Ovar Expande. E Antevisão porquê? Porque, este ano, o mote é a relação entre o Cinema e a Música.  

A conversa não poderia deixar de ser na emblemática sala Galeria da Escola de Artes e Ofícios, onde a luz, o aconchego e o silêncio convidam a mergulhar nas palavras e músicas de Miguel Araújo. Como se relaciona os videoclips partindo de narrativas curtas?

Miguel Araújo e Tiago Alves | Conversa Expande

Clique no player para ouvir a Conversa Expande | Miguel Araújo, com moderação de Tiago Alves

Para Miguel Araújo, “Thriller” de Michael Jackson foi o primeiro grande passo para o surgimento de videoclips. Diz-nos que o que o formou enquanto cantor, foram músicas indissociáveis de videoclips, e acrescenta que hoje, devido à verticalidade imposta pelos telemóveis e redes sociais, se banalizaram os videoclips.

Ao longo da noite, quem assistia à sessão, fora brindado com videoclips do artista, e entre os mesmos dissecava-se a obra, falava-se do processo criativo. O artista afirma que acompanha, de forma prazerosa, o processo de criação de perto. Para Miguel, há imagens que fazem um casamento perfeito com a letra da canção. Há imagens que ganham com a música, e músicas que ganham com as imagens.

Estou Por Tudo” (com Cláudia Pascoal), “Chama Por Mim”, “Karma Karmikaze” e “A Incrível História de Gabriela de Jesus” foram alguns dos videoclips revelados ao longo da sessão. O público, ao ser questionado por Tiago Alves sobre o seu conhecimento da existência destes videoclips, mostrou, por um lado, desconhecimento. Mas com esse desconhecimento surgiu o interesse. Até porque no período de perguntas ao artista a plateia não hesitou em perguntar e a elogiar. Ainda durante o período de questões de público, Miguel Araújo revela as situações (nada comuns) onde escreve as suas canções.

Gosta de fazê-lo no meio de uma boa azáfama, seja antes de um concerto ou num jantar de família:
Gosto de escrever em jantares de família. Uns vão jogar Playstation, eu escrevo canções”.

Para o cantor, a música é um organismo vivo, e se partirmos dessa premissa, os videoclips também o são, em que cada um de nós, poderá sonhar as imagens que bem entender na sua imaginação, consoante o que as palavras e musicalidade nos ressoarem.

A música está ligada à história da minha vida irremediavelmente. A partir do momento que as faço matei para sempre o que poderia ser na minha imaginação”, remata na entrevista conduzida por Patrícia Fernandes do Gabinete de Comunicação da CMO e por Francisco Fidalgo, estudante em Comunicação Social e colaborador da rádio AVfm.

Miguel Araújo veio a Ovar mostrar o poder da criatividade, da imaginação, da arte, e claro, da música, apesar de ainda não saber bem o que significa para si mesmo.

Reveja a conversa de Patrícia Fernandes e Francisco Fidalgo com o cautautor:

Confira alguns instantâneos das conversas com Miguel Araújo, no arranque do Ovar Expande’24, pela lente de António Dias:

« de 32 »

[give_form id=”81006″]


Fotos: António Dias
Áudios: Jaime Valente
Texto: Cláudia Dias e Francisco Fidalgo

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *