Milhares de aves expostas até domingo no Atlantic Park de Ovar, pela mão do Clube Ornitológico de Esmoriz
Escrito por AVfm em 03/12/2021
O Clube Ornitológico de Esmoriz (COE) está a promover a Expo-Ave 2021, um evento de exposição de aves e de competição entre criadores federados. No local, para além de apreciar exemplares únicos e premiados, é possível adquirir animais e artigos relacionados com a sua criação.
A exposição, de surpreendente dimensão, está instalada no Atlantic Park de Ovar, em espaço contíguo à Homa. Foi inaugurada ontem, 2 de dezembro, pelas 18h30 e estará patente até este domingo, dia 5.
Na breve apresentação estiveram presentes o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ovar, Alexandre Rosas, o Presidente da União das Freguesias de Ovar, Bruno Oliveira, representantes da Junta de Freguesia de Esmoriz e da Federação Ornitológica Nacional Portuguesa.
A Expo-Ave, que viu a edição de 2020 cancelada devido a condicionantes da pandemia Covid-19, regressa este ano em força, com grande quantidade e diversidade de aves. A concorrer, estão 65 participantes, locais e inter-regionais provenientes de distritos entre o Porto e Coimbra. No setor da feira, há ainda mais criadores, com bons exemplares disponíveis para venda.
Nas amplas instalações, só a concurso, podemos encontrar 960 aves. Acrescentando as aves ornamentais, como patos, pombas exóticas e faisões e juntando as aves à venda pelos criadores, serão mais de 5.000 os animais expostos.
Jaime Valente foi o repórter de serviço da Rádio AVfm. Presente no primeiro dia da Expo-Ave 2021, esteve à conversa com o Presidente da Direção do COE, José Coelho. Segundo o mesmo, o evento já começou “há quase duas semanas” uma vez que a iniciativa exigiu um trabalho de montagem e adaptação do espaço, uma criteriosa organização de aves e gaiolas e a própria decoração temática.
Momento importante foi ainda o dia dedicado à competição, em que receberam 13 juízes da Federação, que avaliaram as aves no que respeita a diversos parâmetros. Uma verdadeira maratona que, em 2021, contou com a presença da Veterinária Municipal.
Segundo o responsável da Coletividade esmorizense, os criadores presentes, sejam concorrentes ou apenas expositores, nutrem uma verdadeira paixão pelos animais, que respeitam, tendo todos a atividade de criação legalizada, pelo que os seus exemplares têm todos anilhas da Federação. Os criadores contribuem para a preservação das espécies e para o equilíbrio do ecossistema, ajudando na proteção da natureza e na manutenção da biodiversidade.
Temos muitas aves e de diversas espécies, desde os exóticos aos canários, aos periquitos, aos agapornis, caturras… Um pouco de tudo!
afirmou José Coelho
O espaço está preparado para receber os visitantes em segurança, sendo pedido, à entrada, o certificado de vacinação ou teste negativo de despiste à Covid-19 (teste de antigénio até 48h antes). A utilização de máscara é obrigatória em todo o Centro Comercial e foram criados circuitos obrigatórios, com entrada e saída distintas, evitando ajuntamentos no espaço (amplo) da exposição.
O Clube Ornitológico de Esmoriz é o organizador deste evento, cuja concretização representa um grande esforço. Contudo, como Associação parceira da Federação Ornitológica Nacional Portuguesa, desenvolve atividades durante todo o ano, mantendo um papel ativo na informação dos criadores acerca de leis que regem a atividade, ajudando na legalização de criadores e apoiando aqueles que querem enviar aves para fora do território nacional. Auxiliam, ao fim e ao cabo, em todas as necessidades que possam surgir aos amantes dos pássaros…
Reveja momentos do primeiro dia da Expo-Ave 2021: