Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Ministra da Habitação ficou a par do ponto de situação da Estratégia Local de Habitação de Ovar

Escrito por em 08/02/2023

A Ministra da Habitação, Marina Gonçalves, visitou o Município de Ovar na passada segunda-feira, 6 de fevereiro. Durante a manhã, a ministra teve a oportunidade de conhecer o ponto de situação e algumas obras no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELA) do concelho vareiro.

Marina Gonçalves ficou, assim, a par das candidaturas aprovadas, as candidaturas já submetidas e as candidaturas a submeter ao IHRU (Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana), bem como as obras já concluídas e as que estão a iniciar no âmbito do “1º Direito”.

O salão nobre da Câmara Municipal de Ovar (CMO) recebeu uma sessão que ficou marcada pela convergência de opiniões do autarca e da ministra, que veem a Habitação como uma prioridade.
Salvador Malheiro considerou que esse setor é uma “prioridade extrema na ação da autarquia” e Marina Gonçalves confirmou ser de igual importância para o Governo, afirmando que “sem casa ninguém tem uma vida plena”.

No momento, estiveram presentes a presidente do Conselho Diretivo do IHRU, Isabel Dias; os deputados à Assembleia da República, António Topa Gomes, Carla Madureira, Ricardo Sousa e Helga Correia; o presidente da Assembleia Municipal; vereadores da Câmara Municipal; presidentes das Juntas de Freguesia do concelho e técnicos das várias entidades. 

Após o ponto de situação da Estratégia Local de Habitação, a visita continuou com a deslocação a duas obras. A primeira foi ao Conjunto Habitacional do Furadouro, composta por 50 fogos, que já foram alvo de uma intervenção. A última foi ao Bairro D. Maria II, no Lugar do Casal, cuja candidatura ainda se encontra em “fase de submissão/análise“. O edifício é constituído por 52 frações, nomeadamente por 11 apartamentos com tipologia T3, 30 com tipologia T2 e 11 com tipologia T1.

A Estratégia Local de Habitação do Município de Ovar está avaliada em mais de 33 Milhões de €uros, a serem aplicados na reabilitação ou na aquisição e reabilitação de frações e prédios habitacionais e construção de novos prédios para habitação, em regime de arrendamento apoiado.
A estratégia prevê a criação de 500 soluções habitacionais, sendo que 363 são de iniciativa municipal e 137 reportam a beneficiários diretos, direcionadas a 928 pessoas a executar até junho de 2026.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *