Modalidades: Fim-de-semana de alto nível para Ovarense Basquetebol, Esmoriz GC e Arada AC
Escrito por AVfm em 24/01/2022
Nem só de futebol vive o concelho de Ovar. O fim-de-semana das modalidades vareiras foi marcado por excelentes resultados no basquetebol, voleibol e futsal, com destaque evidente para Ovarense, Esmoriz GC e Arada AC.
OVARENSE METE A TERCEIRA CONSECUTIVA
A Ovarense Basquetebol tem mostrado estar na melhor fase da temporada. Embora tenha estado recentemente a contas com um surto de COVID-19 dentro do plantel, os resultados recentes catapultaram o basquetebol alvinegro para um lugar de destaque na Liga Betclic e para uma posição de playoff.
Depois de ter vencido a Académica e o Imortal nos desafios anteriores, os comandados de João Tiago Silva voltaram a repetir a façanha contra outro adversário direto. Encontrando o Lusitânia na Arena de Ovar, em duelo em atraso da Liga, a Ovarense voltou a mostrar um jogo seguro e venceu com margem, por 79-66.
Numa tarde que marcou o regresso de Brandon Anderson após isolamento, foi Kameron Chatman quem mais brilhou no jogo vareiro. O norte-americano registou 24 pontos somados, 8 ressaltos e 6 faltas sofridas.
A Ovarense segue no 7º lugar, com 7 vitórias e 9 derrotas na Liga Betclic. Na próxima jornada, encontrará o CD Póvoa, 8º classificado, num jogo agendado para o dia 30 de Janeiro.
No reencontro com os poveiros, a Ovarense já não poderá valer-se, contudo, do contributo de John Florveus. O clube anunciou a rescisão de contrato com o camisola 32 e procura agora uma solução para as zonas interiores do terreno, ficando com uma vaga de estrangeiro por preencher.
Ao serviço da Ovarense, John Florveus foi maioritariamente um jogador lançado do banco, com uma média de 22 minutos nos 11 jogos em que atuou. O poste alcançou a marca dos 107 pontos (72% em lançamentos de campo e 66% em lançamentos livres) e 56 ressaltos.
ESMORIZ GC EM GRANDE NA LIGA E NA TAÇA
Quem também parece regressar aos melhores momentos é o Esmoriz GC. Tendo vivido semanas atribuladas, com 10 dos 13 jogadores do plantel confinados nos últimos dias, o conjunto esmorizense voltou à ação no sábado e no domingo e, embora com falta de ritmo de jogo, cumpriu nos compromissos da Liga UNA e da Taça de Portugal.
No sábado, o Esmoriz GC recebeu e venceu o Castêlo da Maia por 3-1 (22-25; 25-15; 25-22; 25-23), fechando a 6ª jornada no 5º lugar da Série A (Série dos Primeiros) da Liga, com um jogo a menos e com os mesmos pontos do 4º, AA Espinho, que ocupa posição de acesso ao playoff de Campeão Nacional.
Já no domingo, em encontro dos oitavos-de-final da Taça de Portugal, a vitória sobre a Ala de Gondomar foi mesmo de 3-0 (25-19; 25-22; 25-20). Contra o atual líder da II Divisão, o Esmoriz GC soube manter o favoritismo e avança para a Final 8 da competição juntamente com os conjuntos do Vitória SC, SC Espinho, AJ Fonte Bastardo e SC Caldas – por jogar ficam os encontros entre Sporting CP e AA Espinho, GC Santo Tirso e AA S. Mamede e SL Benfica e Leixões SC.
Depois de mais um fim-de-semana de voleibol, o Esmoriz GC mantém incólumes todos os objetivos da temporada e, no quesito individual, continua a ver os seus atletas nos lugares cimeiros da estatística nacional. José Pedro Pinto segue no 2º lugar dos melhores pontuadores do campeonato com 313 pontos (superado pelos 361 de Caio Fazanha, AA Espinho); Everton Almeida é atualmente o 3º melhor blocador da competição, com 45 blocos (superado por José Belo e Kaio Timbó); e Roberto Reis é atualmente o 3º mais fiável no capítulo da receção, com 75% de eficácia (abaixo dos 78% de Gil Meireles e dos 76% de Ivo Casas).
ARADA VENCE E SALTA NA CLASSIFICAÇÃO
O Arada AC até partia dono da “lanterna vermelha” – 10º lugar – da Zona Norte, no começo da 14ª jornada do Campeonato Grande Hotel do Luso. No entanto, bastou uma grande vitória em casa GRC Telhadela, em Albergaria-a-Velha, para dar um salto para a 7ª posição.
Em Telhadela, os aradenses venceram por expressivos 5-3 num jogo de parada e resposta. Até começaram com o pé esquerdo, sofrendo madrugadoramente dois golos dos anfitriões, por Hugo Silva e Gonçalo Silva. Mas responderam com uma enorme reviravolta, que começou na primeira parte e ficou totalmente operada aos 25 minutos de jogo – marcaram Ramiro Vasconcelos, Tiago Lopes, Jorge Gomes e André Castro. Até ao fim, Tiago Rodrigues (Telhadela) e Bruno Oliveira (Arada) completariam o 3-5 final.
O Arada somou assim a sua terceira vitória da temporada e chega aos 10 pontos em 13 jogos disputados. A possibilidade de continuar a subir na tabela classificativa continua a ser uma realidade, começando já pela próxima quinta-feira, onde os aradenses repõe calendário e recebem o Branca Activa antes de regressarem à ação no sábado, quando visitarem Arouca.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Pedro Silva
Texto: Pedro Silva
Entrevistas: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente