Movimento ASO promove Marcha pela Defesa do Direito de Serviços de Saúde de Proximidade
Escrito por AVfm em 13/01/2023
No próximo dia 20 de janeiro, sexta-feira, o Movimento Acorda-Ovar-Saúde (Movimento ASO), criado no ceio do grupo de intervenção cívica Coração Vareiro, promove uma Marcha pela Defesa do Direito de Serviços de Saúde de Proximidade, pelas 18h00.
Com o mote “Acorda Ovar, Pela tua Saúde!”, o Movimento ASO está a organizar esta iniciativa cívica e apartidária para dar voz à vontade da população de Ovar, relativamente à integração do Hospital Dr. Francisco Zagalo de Ovar na Unidade Local de Saúde (ULS) de Entre o Douro e Vouga e da referenciação dos utentes do concelho de Ovar para o Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira.
O movimento de intervenção considera que é urgente reivindicar a reabertura do Serviço de Urgências Básico do Hospital de Ovar e o reforço do Bloco Operatório, a par da reabertura dos Polos de Saúde de Arada e Maceda e o reforço de todas estas unidades de saúde familiar com a contratação de mais pessoal médico e de enfermagem.
No entender do Movimento ASO, as “estruturas locais dos principais partidos têm revelado pouca influência nacional”, o que torna premente a “Voz do Povo” para ajudar a pressionar e a mostrar o seu descontentamento.
É nesse contexto que surge a “Marcha pela Defesa do direito de Serviços de Saúde de Proximidade”, para defender o interesse dos munícipes de Ovar, face à proposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em integrar os Cuidados de Saúde Primários de Ovar e o Hospital de Ovar na futura ULS da Região de Aveiro.
O Movimento ASO considera que a referenciação dos utentes vareiros para Aveiro é desajustada, uma vez que essa resposta é mais distante, leva mais tempo, é mais dispendiosa e coloca em perigo a população de Ovar.
A Marcha com início às 18h00, irá começar no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ovar e seguirá até ao Palácio da Justiça de Ovar.
“O Povo Vareiro Merece Respeito e queremos ser ouvidos pelo Ministério da Saúde.
Pelo exposto, incentivamos toda a população a participar neste evento!”
Durante a manhã deste sábado, 14 de janeiro, integrantes do Movimento ASO irão realizar uma ação de sensibilização, entre as 9h30 e as 13h00, pelo Mercado de Ovar e zonas do comércio local, para darem a conhecer a sua causa e a Marcha pela Defesa do Direito dos Serviços de Saúde de Proximidade.
[give_form id=”81006″]