Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Mi-Fá-Dó-Sol

19:05 20:00

Atual

Mi-Fá-Dó-Sol

19:05 20:00


Mulheres Socialistas e Cristina Mesquita de Oliveira “Descomplicam a Menopausa” na Casa do Povo de Ovar

Escrito por em 28/09/2023

No próximo dia 4 de Outubro, pelas 21h30, o auditório da Casa do Povo de Ovar recebe uma sessão de apresentação do livro “Descomplicar a Menopausa“, da autoria de Cristina Mesquita Oliveira, fundadora da VIDAS – Associação Portuguesa de Menopausa.

A iniciativa é promovida pelas Mulheres Socialistas de Ovar e surge com o objetivo de desmistificar e elucidar sobre o processo natural da menopausa na vida da mulher.

Além da apresentação do livro, haverá oportunidade para o debate e esclarecimento de dúvidas relativas à temática. O evento é de entrada gratuita, aberto a toda a comunidade (mulheres e homens da sociedade civil), estando apenas limitado à lotação da sala.

A menopausa corresponde a um processo biológico natural da vida da mulher, cujos efeitos e repercussões variam de pessoa para pessoa. No mundo ocidental, a idade média ronda os 51,4 anos, podendo ocorrer entre os 40 e os 58 anos. Alguns casos acontecem muito precocemente, perto dos 30, e outros são mais tardios, por volta dos 60 anos. Estima-se que a idade média em que ocorre a menopausa espontânea na população portuguesa ronde os 48 anos.

A Coordenadora das Mulheres Socialistas de Ovar, Ana Marta Matos, alerta para o estigma social que se vive em torno de assuntos relacionados com a saúde feminina, incluindo a menopausa.

A 18 de outubro, o planeta assinala o Dia Mundial da Menopausa, uma efeméride que tem como objetivo alertar e informar as mulheres sobre as mudanças naturais que acontecem com o seu corpo, e incentivá-las a procurar ajuda para viver com mais tranquilidade e qualidade de vida nesta nova fase das suas vidas.

O mês de outubro tem vindo a estar relacionado, a nível mundial, com questões da saúde da mulher e que requerem ações de sensibilização e consciencialização.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *