Município da Feira vai sortear as Meninas Fogaceiras para uma celebração adaptada
Escrito por AVfm em 31/12/2020
Até 7 de janeiro de 2021 estão abertas as inscrições de meninas para a participação na tradicional Festa das Fogaceiras, celebrada anualmente a 20 de janeiro, data que coincide com o Feriado Municipal de Santa Maria da Feira. A Festa honra, simultaneamente, o Santo Padroeiro do Município, São Sebastião.
Devido aos constrangimentos provocados pela pandemia Covid-19, o número de meninas participantes no Desfile das Festividade será reduzido em mais de 90%. As participações serão limitadas a uma criança por freguesia, passando de 350 meninas, em anos anteriores, para 31 fogaceiras.
Estas, cumprirão uma tradição que conta com mais de 500 anos de história, ao realizar o tão esperado desfile, todas vestidas de branco, com um laço à cintura e uma fogaça na cabeça, o mais típico dos doces da região.
As inscrições das meninas devem ser realizadas pelos pais ou encarregados de educação, através do formulário disponibilizado no website da autarquia. Disponível até 7 de janeiro de 2021, a ficha de inscrição tem que ser submetida impreterivelmente até às 23h59 desse dia, momento em que a plataforma encerrará automaticamente. Não será aberta nenhuma exceção a essa regra, havendo assim igualdade no acesso à participação de todas as meninas feirenses.
A seleção das crianças que virão a participar no desfile será realizada por sorteio, a acontecer no dia 8 de janeiro. O resultado do mesmo, que será completamente imparcial, será comunicado publicamente no dia seguinte.
Podem participar as meninas fogaceiras que completem, no mínimo, 8 anos até ao final de 2021. O vestido e todos os acessórios, incluindo os sapatos, serão cedidos pela Câmara Municipal, sendo completamente brancos. Não será permitido o uso do bege ou de qualquer outra cor.
A Autarquia entende que o cumprimento dos votos ao mártir São Sebastião assume, num período difícil provocado pela pandemia, uma nova e maior relevância para a comunidade. Por essa razão, foi decido manter a realização da Festa das Fogaças, que decorrerá com um repensado e adaptado, para respeitar as medidas de segurança recomendadas pela DGS, no âmbito do combate à pandemia.