Município de Ovar consignou empreitada para a requalificação do Esmoriztur
Escrito por AVfm em 17/03/2025
A Câmara Municipal de Ovar (CMO) consignou a empreitada de Requalificação do Esmoriztur, após novo concurso público e respetivo visto favorável do Tribunal de Contas.
A grande intervenção ultrapassa os 2,6 Milhões de €uros e irá criar um polo cultural inovador, com condições excecionais para receber diversos espetáculos artísticos e afirmar-se como uma referência na região.
Prevê-se que as obras arranquem em breve.
O presidente da autarquia, Domingos Silva, afirmou que a cidade de Esmoriz e todo o concelho vareiro merecem “mais um espaço cultural de excelência, com todas as capacidades técnicas para imprimir uma ainda maior dinâmica cultural relevante na freguesia”.
O presidente do executivo acrescentou que o Esmoriztur irá integrar a estratégia cultural do município, contribuindo para a diversidade, regularidade e descentralização da programação, certo que este equipamento irá proporcionar várias oportunidades de fruição cultural, em contexto de proximidade com todos os munícipes.
O renovado Esmoriztur irá contar com 500 lugares sentados e estará equipado para acolher espetáculos de diferentes valências, nomeadamente, cinema, teatro, conferências, concertos e exposições.


Os trabalhos de requalificação têm a duração prevista de 420 dias e darão continuidade à intervenção interrompida em 2020. Na altura, as dificuldades financeiras do empreiteiro levaram à suspensão da obra, que agora surge com um projeto reformulado, que valoriza a ideia inicial e que adapta o equipamento às exigências da atualidade.
Neste sentido, relativamente à proposta inicial, o novo projeto contempla o aumento da área do palco, a alteração do sistema de som, iluminação cénica e mecânica da cena, a reformulação acústica da sala, a adaptação do foyer, dotando-o de maior versatilidade e, ainda, significativas alterações técnicas, por forma a garantir uma acessibilidade universal ao equipamento.