Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Noticiário

07:00 07:10

Atual

Noticiário

07:00 07:10


Município de Ovar já contestou a não atribuição da Bandeira Azul à Praia do Torrão do Lameiro

Escrito por em 05/05/2023

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) já anunciou as praias portuguesas galardoadas com a Bandeira Azul para a época balnear de 2023. No concelho de Ovar, as praias de Esmoriz, Cortegaça, São Pedro de Maceda e Furadouro mantêm esse galardão.

Contudo, a Praia do Torrão do Lameiro perdeu esta bandeira. A Câmara Municipal de Ovar (CMO) afirma ter ficado surpreendida com esta decisão, uma vez que a praia mantém a sua candidatura similar assim como as mesmas condições dos anos anteriores, desde 2016. Por achar que não há justificação congruente, o Município de Ovar já contestou a não atribuição da Bandeira Azul à Praia do Torrão do Lameiro.

A autarquia expõe que a Associação Bandeira Azul da Europa colocou em causa a inexistência de uma fonte de água potável, critério indicativo e que nunca foi impedimento para a atribuição da Bandeira Azul, ao longo dos últimos sete anos.

Este galardão tem em conta o cumprimento de critérios obrigatórios que estão divididos em “Informação e educação ambiental”, “Qualidade da água”, “Gestão ambiental e equipamentos” e “Segurança e serviços”.

A Câmara Municipal entende que todos os critérios imperativos são cumpridos nesta praia, com um conjunto de melhorias a serem implementadas de há uns anos para cá. O espaço dispõe de instalações sanitárias com higienização e manutenção diárias, pessoal de limpeza permanente, sendo garantido o abastecimento de água potável por reservatório reabastecido diariamente.

A autarquia relembra ainda que se trata de uma praia natural, acessível por estrada que atravessa o regime florestal, longe do centro urbano e de infraestruturas de abastecimento de água. Foi neste contexto que contestou a decisão e pediu a sua reapreciação, entendendo estarem asseguradas as condições exigidas.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *