Nestlé de Avanca celebrou 85 anos da CERELAC com a Ministra da Agricultura presente
Escrito por AVfm em 15/12/2021
A CERELAC, uma das primeiras marcas da Nestlé, celebra hoje, 15 de dezembro, 85 anos de existência.
Para comemorar o aniversário, a Fábrica de Avanca do grupo suíço, local onde foram dados os primeiros passos do gigante da alimentação em Portugal, acolheu uma visita às suas instalações, proporcionando francos momentos de partilha da história da CERELAC, da cultura Nestlé e da própria fábrica, hoje um importante site industrial de escala internacional.
Ao longo de 85 anos, a marca de farinha láctea que ajudou a nutrir gerações inteiras, passou por um processo natural de inovação e otimização nutricional, assistindo ao aperfeiçoamento das suas receitas. É duma constante vontade de melhorar e de contribuir para o crescimento saudável dos consumidores que surgem, a título de exemplo, as novas receitas com redução de 40% de açúcares e a utilização de novos ingredientes como a aveia, o centeio e a quinoa, a par das papas sem adição de açúcares.
Mantendo uma vontade férrea de inovar e de manter a liderança, a CERELAC aumentou recentemente a sua gama de produtos. Para além das farinhas lácteas, dispõe agora de snacks nutritivos, desenvolvidos a pensar nos mais pequenos.
A matéria-prima principal usada no fabrico, o trigo, é produzida em território nacional, nomeadamente no Alentejo. O trigo Baby Food, com propriedades únicas, é cultivado em mais de 3.800 hectares, com a marca a firmar parcerias com perto de 70 produtores de cereais, contribuindo fortemente para a dinamização da agricultura do nosso país.
A marca, com uma forte preocupação nas questões ambientais e ecológicas, sustenta que as instalações fabris onde é produzida a CERELAC não poluem a atmosfera ao longo de todo o complexo processo. A gama “CERELAC Seleção da Natureza”, utiliza mesmo, no cartão das suas embalagens, matéria-prima recolhida de florestas geridas de forma responsável. As embalagens dessa gama são 100% recicláveis, com a Companhia a assumir o objetivo de tornar as embalagens de todos os seus produtos recicláveis ou reutilizáveis até 2025.
85 Anos da CERELAC festejados na “joia da coroa”
Passava pouco das 10h30, quando Nuno Abreu, responsável pelo Marketing de Nutrição Infantil da Nestlé, dirigiu as boas-vindas aos vários convidados presentes.
Considerou que a CERELAC, a Nestlé Portugal e a Fábrica de Avanca “nasceram e cresceram juntas“, estando intimamente ligadas. Relembrou que essa sinergia é quase centenária, tendo-se iniciado numa fábrica já existente no local, fundada pelo Professor Egas Moniz, que celebrou um acordo com a Nestlé para produzir e comercializar os seus produtos, tendo então começado a produzir a icónica farinha láctea.
Referiu-se à Fábrica de Avanca como a “joia da coroa” das fábricas da Nestlé na Europa, a partir de onde se produz para todo o mundo, numa menção onde foi mais tarde secundado de forma orgulhosa por Paolo Fagnoni, o Diretor Geral da Nestlé Portugal.
Nuno Abreu | Marketing Nutrição Infantil
A seu lado, Sara Cardoso, Brand Manager da CERELAC, começou por falar aos presentes no carinho que é colocado em cada embalagem de CERELAC, afirmado que tudo começa nos melhores ingredientes, com essas matérias-primas a ser cultivadas com práticas muito rigorosas, potenciando cada vez melhores características dos produtos agrícolas, que asseguram uma boa quantidade de vitaminas e minerais.
Confirmou que a marca está focada em reduzir a adição de açúcares, de uma forma geral, adiantando que isso já foi conseguido com sucesso em dois produtos icónicos: a farinha láctea e o preparado para misturar com leite.
Sara Cardoso | Brand Manager CERELAC
A Nutricionista Helena Canário introduziu a importância de uma melhor e mais correta alimentação dos mais novos consumidores como o caminho a seguir para que as gerações futuras sejam mais saudáveis, tenham mais qualidade de vida e não sofram de tantas patologias.
Helena Canário | Nutricionista
O Pediatra Hugo Rodrigues foi o interveniente seguinte. Comentou que antigamente as farinhas lácteas eram encaradas como algo negativo, devido à grande carga calórica que possuíam. Graças aos ajustes que foram realizados, muitos por exigência do mercado, os produtos foram sendo otimizando, tornando-se mais saudáveis e ricos ao nível nutricional.
Recordou ainda que a nutrição infantil contribui para a programação e para a definição dos comportamentos alimentares que o bebé terá posteriormente, quando criança e adulto. Referiu que uma alimentação rica ajuda a prevenir doenças, exemplificando que, nos nossos tempos, há doenças que deixaram de teimar em aparecer nas idades mais tenras.
Hugo Rodrigues | Pediatra
O Diretor da Fábrica de Avanca, Rodrigo Bernardino, começou por lembrar que, apesar da unidade industrial ser o “Coração da produção da CERELAC“, há várias outras marcas de referência da Nestlé que aí são produzidas.
Explicou que as instalações se dividem em duas áreas principais, separadas por uma rua. De um lado fica o Centro de Distribuição de Avanca (CDA), principal ponto de logística em Portugal, armazenando mais de 45.000 paletes de produtos, que lhe chegam da fabrica vizinha e de todas as outras, abastecendo a extensa rede de distribuição de todo o país. Do outro, encontramos a fábrica propriamente dita, que por sua vez também se divide em dois setores principais: uma grande área que engloba a produção de vários produtos e outra dedicada à embalagem.
A fábrica, que atualmente emprega cerca de 520 pessoas, dedica 10% da sua produção à marca CERELAC, com 85% de todos os produtos a usar os cereais como principal matéria-prima.
De Avanca saem para o mundo produtos de Nutrição Infantil (CERELAC e Snacks), Cereais de Pequeno Almoço (Chocapic, Estrelitas e Nesquik), Cereais Para Adultos (Nestum), Bebidas de Cereais (Mokambo, Bolero, Tofina, etc.) e outros produtos com o leite como matéria-prima de base.
Rodrigo Bernardino | Diretor da Fábrica de Avanca
Após estas introduções, que pode ouvir na integra clicando nos players respetivos, a organização das celebrações levou os convidados a visitar parte das instalações fabris, num esforço de bem receber revestido de uma logística complexa, no intuito de garantir a segurança máxima, apanágio de toda a organização. Foi possível perceber o nível elevadíssimo de cuidados que são regra, para evitar possíveis contaminações dos produtos. Ainda assim, o acesso a zonas mais sensíveis da produção não foi (compreensivelmente) possível. No final da visita, tiveram lugar as intervenções mais institucionais, a encerrar uma manhã importante para o grupo empresarial.
Visivelmente satisfeito com o decorrer da manhã, o Diretor Geral da Nestlé Portugal, Paolo Fagnoni, enfatizou os parabéns à fábrica, da qual saem algumas das mais icónicas marcas da Nestlé, diretamente para o mercado, espalhado por todo o mundo.
Reconheceu o alto conhecimento no tratamento e confeção de produtos à base de cereais da Fábrica de Avanca, avaliando-a como um “exemplo perfeito do cuidado que colocamos no cumprimento do propósito da Nestlé, que é desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos“, oferecendo aos consumidores as melhores opções alimentares, na certeza de que serão saborosas e saudáveis.
A Nestlé assegura, pois, que a evolução e inovação dos seus produtos acompanham as necessidades dos consumidores ao longo de toda a sua vida.
Paolo Fagnoni | Diretor Geral da Nestlé Portugal
Presente na cerimónia, Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, felicitou todos os presentes, com especial atenção à Ministra da Agricultura que, aceitando o convite, dignificou as comemorações, a empresa e o concelho.
Considerou a Nestlé uma organização empreendedora de excelência e um exemplo do tecido empresarial que o concelho de Estarreja quer continuar a atrair. Agradeceu mesmo o contributo para o desenvolvimento do território e bem-estar da comunidade local, não se esquecendo de elogiar a mão-de-obra e a capacidade de inovar da população portuguesa.
Recordou com carinho o Professor Egas Moniz, fundador da primeira fábrica de leite em pó e alimentos lácteos, à data designada “Produtos Lácteos, Lda.”, unidade impulsionada pelo Nobel da Medicina quando se apercebeu das dificuldades da alimentação infantil. Mais tarde, através de um acordo, essa viria a ser a primeira fábrica Nestlé em Portugal.
Diamantino Sabina | Presidente da Câmara Municipal de Estarreja
Coube à Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, encerrar a cerimónia. Admitindo ter aceite o convite com muita emoção, explicou que a histórica da farinha da CERELAC faz parte da memória coletiva da população.
Agradeceu, em nome da comunidade portuguesa, pela contribuição para a alimentação e, através da sucesso da Nestlé e da CERELAC, pela valorização do território nacional.
Salientou a constante evolução, seja na aplicação de receitas mais saudáveis ou na utilização de produtos mais variados, acompanhando as necessidades dos consumidores.
Salientou que o setor agroalimentar está mais organizado, profissional e orientado para o mercado, tendo a capacidade de valorizar os produtos nacionais dentro e fora das nossas fronteiras.
Maria do Céu Antunes, disse ser necessário capacitar a população e criar competências, criando mais e jovens agricultores, sendo urgente criar rendimento, para que as pessoas e as empresas consigam progredir. Apontou ainda como urgente a valorização das características de cada zona e das respetivas colheitas, a par da própria atividade agropecuária.
Maria do Céu Antunes | Ministra da Agricultura
A Rádio AVfm esteve presente nas comemorações dos 85 anos da CERELAC. Partilhamos consigo alguns instantâneos da manhã:
[give_form id=”81006″]