Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Nestlé comemorou 100 anos em Portugal na Fábrica de Avanca

Escrito por em 17/05/2023

Na passada sexta-feira, 12 de maio, a Nestlé Portugal celebrou na Fábrica de Avanca a passagem dos 100 anos de presença no nosso País. A cerimónia contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, do embaixador da Suíça em Portugal, Markus-Alexander Antonietti, do Chairman do Grupo Nestlé, Paul Bulcke, e da Diretora Geral da Nestlé Portugal, Anna Lenz.

Viver é uma Arte. A Nestlé faz parte” foi o mote da celebração do centenário, período marcado pela confiança dos consumidores na companhia e nas suas marcas e produtos, ao longo de várias gerações.

Atualmente, a Nestlé Portugal conta com mais 2500 colaboradores e desempenha um relevante papel no desenvolvimento socioeconómico do País. Em 2022, as vendas da empresa atingiram 677 Milhões de €uros, tendo investido 73 Milhões na sua operação. A partir dos polos do Porto e de Avanca, a Nestlé fabrica um largo conjunto de marcas locais e internacionais, adaptadas aos gostos e conveniências dos consumidores portugueses, mas também apreciadas além-fronteiras, para onde a empresa exporta mais de 60% da sua produção local.

Anna Lenz | Diretora Geral da Nestlé Portugal

Na primeira intervenção, Anna Lenz partilhou que não haveria melhor local para a cerimónia que o local onde tudo começou há 100 anos, a Fábrica de Avanca. A Diretora explicou que, em 1923, o Professor Egas Moniz (e sócios) criou a empresa Sociedade de Produtos Lácteos, nascendo aí primeira fábrica de leite em pó no país.

Egas Moniz reconhecia a importância da Farinha Láctea, inventada por Henri Nestlé, sobretudo numa época em que a taxa de mortalidade infantil era muito elevada na Europa. A sua aspiração era já desenvolver produtos nutricionais, com qualidade e adaptados às necessidades da população. Cerca de uma década depois, obteve os direitos exclusivos de produção e venda dos produtos Nestlé em Portugal, com a Fábrica de Avanca a ser o “berço” da Nestlé Portugal.

Anna Lenz enumerou várias marcas produzidas pela Nestlé, desde produtos nutricionais para cada fase da vida do ser humano, ao chocolate, café e rações para animais, justificando assim que “A Nestlé faz parte“, pela integração da marca e das suas gamas na vida dos portugueses.

Mostrando-se grata a todos os colaboradores, parceiros e consumidores que mantêm viva a Nestlé, afirmou estarem assegurados os próximos 100 anos da Nestlé Portugal, continuando a fazer parte da vida dos portugueses e a contribuir para a valorização de Portugal e do território, aos níveis social, económico e ambiental.

Paul Bulcke | Chairman do Grupo Nestlé

Paul Bulcke confessou nutrir um carinho especial por Portugal, País em que viveu quando assumiu o cargo de Diretor Geral da Nestlé Portugal, confidenciando ter sido a fase da sua vida mais feliz, tanto a nível profissional como pessoal. E justificou dizendo que “Portugal sempre foi uma joia no Universo Nestlé, com uma reputação extraordinária, uma equipa excelente, uma mistura entre marcas locais muito conhecidas e também fortes marcas internacionais, e ainda parcerias sólidas com clientes, fornecedores e outras entidades“.

O Chairman comentou a satisfação de encontrar colaboradores que trabalharam consigo há mais de duas décadas, ao lado de muitas caras novas, sinal de dinamismo, respeito pelos trabalhadores e capacidade de atrair novos profissionais. Em nome do Grupo Nestlé, reiterou o compromisso de continuar a investir no desenvolvimento da Nestlé em Portugal.

Diamantino Sabina | Câmara Municipal de Estarreja

Diamantino Sabina começou por afirmar que a Nestlé é um dos pilares da história industrial, económica e social do concelho de Estarreja, contribuindo ainda hoje para o funcionamento do setor empresarial concelhio e respetivo desenvolvimento do território.

Ciente de que há necessidade de criar outro tipo de condições e atrativos, o autarca referiu a Nestlé Portugal como modelo da excelência e da capacidade empreendedora que quer continuar a atrair para o tecido empresarial de Estarreja, lançando o desafio a nível nacional.

Com a figura do Prémio Nobel da Medicina ligado à Nestlé Portugal, aproveitou para enaltecer a Casa Museu Egas Moniz, na vila de Avanca, como um património rico que a autarquia quer continuar a valorizar e potenciar, criando parcerias com diversas entidades e fazendo pontes com os setores da Neurociência, das Artes, do Ambiente, da Educação, da Saúde e estilos de vida saudáveis.

Diamantino Sabina afirmou que Portugal continua a afirmar-se como uma opção para investir, graças, entre outros fatores, à qualidade da mão de obra e às capacidades de inovação e de obter conhecimentos; assegurando que Estarreja se tem esforçado, contribuindo para a competitividade do nosso país.

Maria do Céu Antunes | Ministra da Agricultura

Maria do Céu Antunes reconheceu as capacidades de resiliência e versatilidade da empresa, acreditando ser esse o segredo para o longo percurso. Mencionou a sua relação com a Nestlé, partilhando que as gerações da sua família são consumidoras de marcas locais como Cerelac e Nestum, comprovando que a Nestlé acaba por fazer parte da vida dos portugueses, com produtos indicados para as diferentes fases da vida e para as mais variadas dietas.

A ministra afirmou que as crises económicas, sociais e ambientais, provocadas pela pandemia Covid-19, a Guerra na Ucrânia e a seca em Portugal, terão de ser combatidas com apoios extraordinários, citando as ajudas que começarão a ser distribuídas aos agricultores no âmbito do Pacto para a Estabilização e Redução dos Preços aos Consumidores. Para si, as políticas públicas têm de continuar a ser um veículo de criação de melhores condições, potenciando o crescimento socioeconómico e o desenvolvimento sustentável e valorizando o que se produz em Portugal.

Alimentar é um desafio crescente devido ao aumento da população, do consumo per capita e das alterações nas preferências e padrões de consumo da população, sendo por isso determinante a produção participada, aplicando o conhecimento na construção e na implementação, em diálogo, de políticas com soluções para o futuro coletivo.

Marcelo Rebelo de Sousa | Presidente da República

Não querendo correr o risco de as intervenções dos oradores que o precederam, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa optou por agradecer. Começou pelo Município de Estarreja e pelo acolhimento da empresa centenária, afirmando “tomara muitos municípios de Portugal, da Europa e do mundo terem uma fábrica como esta nos seus territórios“.

Em seguida dirigiu-se à Suíça, por ter compreendido as necessidades dos portugueses, permitindo a produção e venda exclusiva dos produtos Nestlé, criando assim uma oportunidade única a Portugal.

Por último lugar, enalteceu a componente portuguesa, que embarcou na aventura da afirmação da Nestlé em Portugal e tendo a Suíça como parceira, assumiu um papel fundamental. Marcelo Rebelo de Sousa lembrou a força de vontade de Egas Moniz na criação da primeira fábrica de leite em pó e no curto caminho até a Nestlé abraçar o projeto português, fundindo-se na Nestlé Portugal.

No final, o presidente da República, homenageou todos os colaboradores da Nestlé Portugal, através da condecoração de Alfredo Silva, trabalhador da Nestlé há 44 anos, entregando-lhe a Medalha de Ordem do Mérito Empresarial e nomeando-o Comendador.
Alfredo Silva começou como operador de linha na fábrica dos Açores, passando a supervisor. Foi chefe de fabricação, já em Avanca, passando para a secção de Recursos Humanos e alcançando cargos de Direção, com um percurso reconhecido a nível europeu.

Ouça as intervenções que marcaram o 100º. aniversário da Nestlé clicando nos respetivos players. Confira ainda alguns instantâneos, captados pela lente de Paulo Homem de Melo:

« de 78 »

[give_form id=”81006″]


Foto de Capa: Nestlé
Galeria: Paulo Homem de Melo
Áudios: Jaime Valente
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *