Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Programa da Manhã

08:00 11:00

Atual

Programa da Manhã

08:00 11:00


Nova produção da CONTACTO “A Comédia da Urna” encerrou o Festovar’22

Escrito por em 06/12/2022

No passado dia 26 de novembro, a CONTACTO – Companhia de Água Corrente de Ovar, estreou a sua 77ª produção, intitulada “A Comédia da Urna”, com texto e encenação de Manuel Ramos Costa.

A peça foi apresentada em noite de casa cheia, no âmbito do Festovar – Festival de Teatro de Ovar organizado pela companhia vareira, tendo marcado o encerramento da 29ª edição do evento.

A nova produção do coletivo é uma comédia do absurdo. “A Comédia da Urna” retrata o encontro de dois candidatos políticos numa agência funerária, no dia das eleições, uma vez que os respetivos consortes faleceram e eles vão tratar dos assuntos inerentes à sua cremação; entretanto o dono da funerária acabou de contratar uma funcionária nova, muito atraente e de espírito aberto, que não percebe muito bem do ofício e comete algumas gaffes, motivando a irritação do mesmo.
Depois de uma série de peripécias e de revelações surpreendentes, os candidatos passam de adversários políticos a aliados e todos os problemas surgidos na agência funerária resolvem-se, inclusivamente a questão das “tensões” entre o dono da agência e a nova funcionária…

A sessão de encerramento contou com a presença de Ana Cunha, Vereadora da Câmara Municipal de Ovar, de Juliana Carvalho em representação da União das Freguesias de Ovar (UFO) e ainda de Valdemar Mota, Presidente da Federação Portuguesa de Teatro. Estas entidades elogiaram o trabalho desenvolvido pela CONTACTO, reiterando a importância de continuarem a apoiar a associação dado o seu percurso artístico e formativo.

Também esteve presente o antigo autarca local Manuel Malícia e, na sua qualidade de membro honorário da Companhia de Teatro, sugeriu que em 2023, por altura do 40º Aniversário, a CONTACTO possa homenagear devidamente o seu encenador e membro fundador, Manuel Ramos Costa.

António Alberto Lopes, presidente da Direção da CONTACTO, agradeceu o contributo do Diretor do Festival, Fernando Rodrigues, responsável pela organização e logística, tendo demonstrado a sua capacidade de resolver contratempos em tempo recorde. António Lopes mostrou-se orgulhoso pela equipa de trabalho que produziu a peça “A Comédia da Urna” e que organizou mais uma edição do Festovar, que no seu entender foi muito bem acolhida pelo público.
O presidente agradeceu e elogiou ainda o trabalho do Diretor Artístico, Manuel Ramos Costa que, mais uma vez, encenou um trabalho inovador onde se destacou a estreia de dois jovens atores provenientes das Oficinas da Contacto e que passaram a integrar o elenco regular da Companhia.

Fernando Rodrigues foi o último interveniente da sessão, tendo agradecido a confiança em si depositada pela direção, assim como a participação dos grupos no festival. Posteriormente chamou a palco toda a equipa da peça e referiu, um por um, os nomes dos vinte e seis colaboradores que participaram e contribuíram para o sucesso do evento.

A Comédia da Urna” subiu novamente ao palco no passado sábado, 3 de dezembro, e voltará a ser apresentada a 21 de janeiro de 2023.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *