Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Passe de Letra

19:00 20:00

Atual

Passe de Letra

19:00 20:00


Novo Raio-X do bloco operatório de Ovar fornece melhores imagens com menos radiação

Escrito por em 24/02/2023

O Hospital Dr. Francisco Zagalo de Ovar (HFZ) dispõe de um novo equipamento Raio-X do modelo “PHILIPS Zenition 70”. O equipamento, caracterizado por um “arco em C móvel com detetor plano”, é também designado por intensificador de imagem e ficará ao dispor do Bloco Operatório.

O equipamento garante facilidade na sua utilização e com capacidades de adaptação futura. O mesmo permite ligar facilmente a outros sistemas do bloco operatório e à sua infraestrutura hospitalar, através de ferramentas avançadas de conectividade e interoperabilidade, incluindo a transferência de dados sem fios de alta velocidade, para armazenamento de imagem. 

A anestesiologista Eulália Sá, responsável do Bloco Operatório, garantiu que as primeiras utilizações do novo Raio-X decorreram sem problemas. Adiantou que isso só foi possível graças ao trabalho de preparação e colaboração realizado pelos serviços envolvidos, nomeadamente Imagiologia, Bloco Operatório e Serviço de Informática.

Na primeira utilização reconheceu-se a qualidade de imagem disponibilizada, apesar de aplicada uma dose de radiação bastante inferior à necessária quando se usava o equipamento antigo. Ainda no decorrer da cirurgia, o médico-cirurgião indicou quais as imagens a gravar no PACS (Sistema de Arquivo e Distribuição de Imagem), algo que constitui um enorme upgrade qualitativo em relação ao equipamento que anteriormente era utilizado.

Luís Miguel Ferreira, presidente do Conselho Diretivo do Hospital de Ovar, assegurou que este é mais um equipamento que vai melhorar o desempenho e assegurar a utilização eficiente dos recursos disponíveis, contribuindo diretamente para a segurança e a qualidade dos serviços prestados no Bloco Operatório.

A instituição adiantou que, quando a obra de reabilitação e ampliação do Bloco Operatório ficar concluída, o novo equipamento Raio-X vai transitar para as novas instalações. Acrescentou ainda que os trabalhos em curso estão a decorrer a bom ritmo, prevendo-se que, ainda durante este ano de 2023, se comecem a operar os primeiros doentes na nova sala do Bloco Operatório.   

A obra e os equipamentos a instalar representam um investimento de 3,3 Milhões de €uros, dos quais 2,5 Milhões serão cofinanciados pelo apoio comunitário enquadrado no Programa Operacional Regional – Centro 2020.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *