Núcleo de Proteção Ambiental da GNR de Ovar resgatou 26 aves em Válega
Escrito por AVfm em 29/11/2021
Militares da Guarda Nacional Republicana, do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Ovar, identificaram, a 26 de novembro, dois homens, com 23 e 81 anos de idade, pela prática da captura ilegal de aves, na freguesia de Válega do concelho vareiro.
Os operacionais, no decorrer de uma ação de fiscalização de ilícitos contra a vida selvagem, encontraram os suspeitos a capturar aves em flagrante. Os indivíduos recorriam a uma rede e gaiolas de alçapão, utilizando dois pintassilgos como chamariz.
Os materiais utilizados pelos caçadores furtivos, nomeadamente duas redes e 14 gaiolas de madeira, foram apreendidos. Já as aves, entre elas 12 lugres (pintassilgos-verdes), 12 pintassilgos, 1 serezino e 1 pega-rabuda, foram regatadas e entregues ao Parque Biológico de Vila Nova de Gaia, onde serão observadas e posteriormente libertadas no seu habitat natural.
A Guarda Nacional Republicana tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais, relembrando que está disponível a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) para denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.