Oficinas de Educação Visual e Ambiental dos Amigos do Cáster envolveram 400 alunos do concelho
Escrito por AVfm em 28/03/2024
A Associação Amigos dos Cáster promoveu, entre novembro de 2023 e março de 2024, 15 Oficinas de Educação Visual e Ambiental que envolveram cerca de 400 alunos de Ovar.
Participaram crianças e jovens, do 1º ao 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Profissional, pertencentes a 4 estabelecimentos de ensino do concelho, nomeadamente das Escolas Básicas de São João de Ovar, de Cabanões e dos Combatentes e da Escola Secundária Júlio Dinis.
As exposições de fotografia “Ambiente Imagens Dispersas – Encontro Internacional de Fotografia de Natureza Cidade de Ovar”, que estiveram patentes na Casa da Junta de São João de Ovar e na Galeria do Centro de Arte de Ovar, serviram de ponto de partida à conversa entre os Amigos do Cáster e os alunos participantes.
As Oficinas de Educação Visual e Ambiental abordaram diversos temas como o Rio Cáster, o Mar, a proteção das espécies de animais e de plantas, a necessidade de reduzir a produção de resíduos e da sua correta separação para reciclagem, o impacto do plástico no meio ambiente, a poupança de água e a sensibilização para outros comportamentos ambientalmente sustentáveis.
A associação ambientalista vareira continua a ter como prioridade a sensibilização da população para a preservação do Planeta. Como tal, promete continuar, em colaboração com as escolas, a dinamizar regularmente estas ações de educação ambiental, aproximando os mais novos do meio natural e contribuindo para melhorar os seus conhecimentos sobre a biodiversidade dos ecossistemas, aproveitando a fotografia como meio de divulgação da Natureza.
O Presidente da Associação dos Amigos do Cáster, Frederico de Sousa Lemos, afirmou que “os mais novos são os melhores agentes de sensibilização ambiental, desde logo junto das suas famílias, a quem tentam educar para a mudança de comportamentos”. Acrescentou ainda que “ao divulgarmos conhecimentos ecológicos e ao alertarmos sobre problemas ambientais, estamos a formar cidadãos ambientalmente conscientes e mais responsáveis”.
[give_form id=”81006″]