Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Operação “Bullying é para fracos” da PSP quer prevenir e ajudar os intervenientes deste crime

Escrito por em 16/10/2023

A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a desenvolver a Operação “Bullying é para fracos“, que contempla ações de sensibilização e partilha de conteúdos que incidem na prevenção e na forma como podemos ajudar as vítimas deste crime, assim como os próprios agressores.

O termo bullying é utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por uma ou mais pessoas no contexto de uma relação desigual de poder, causando dor e angústia nas vítimas.

A PSP adianta que até 20 de outubro, Dia Mundial do Combate ao Bullying, irá promover ações de sensibilização sobre o bullying e cyberbullying, direcionadas aos alunos, pais e encarregados de educação, professores e auxiliares.
A Operação vai decorrer na área de responsabilidade da PSP em todo o território nacional, abrangendo os estabelecimentos do Ensino Básico e Secundário.

O grande objetivo é aumentar o conhecimento sobre este fenómeno, capacitando a deteção precoce e fazer crescer o sentimento de intolerância e de rejeição perante as práticas de bullying.

De acordo com dados da PSP, no último ano letivo foram registadas pela Escola Segura 2.708 ocorrências, das quais 138 estavam relacionadas com situações de bullying e 38 de cyberbullying. Nos últimos 10 anos letivos, a PSP realizou mais de 33 Mil ações de sensibilização sobre esta temática, tendo alcançado mais de 701 Mil participantes da comunidade escolar.

A PSP apela a qualquer pessoa que tenha conhecimento desta prática, ainda que não seja interveniente na situação, que denuncie, quer presencialmente numa esquadra ou através do e-mail escolasegura@psp.pt.

A polícia chama também a atenção para o uso crescente do recurso às novas tecnologias e numa fase cada vez mais precoce da vida das crianças e jovens, nomeadamente das redes sociais.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *