Operação MOTO 2020: de autos a detenções, de tudo um pouco…
Escrito por AVfm em 16/07/2020
A Polícia de Segurança Pública e a Guarda Nacional Republicana intensificaram as ações de sensibilização e fiscalização rodoviária entre os dias 7 e 13 de julho. A Operação MOTO 2020, de âmbito nacional, teve como missão prevenir comportamentos de risco na condução de motociclos e ciclomotores, com os objetivos principais de diminuir a sinistralidade e contribuir para um ambiente rodoviário seguro.
“Apelamos a todos os condutores que mantenham uma atitude prudente durante a condução, contribuindo para que, também neste capítulo, Portugal venha a ser um dos países mais seguros do mundo”, refere a nota de imprensa.
Na área de jurisdição do Comando da PSP de Aveiro, que abrange os concelhos de Aveiro, Ovar, Espinho e S. João da Madeira, houve 24 ações de prevenção e fiscalização durante o operação. Destas, resultaram 17 detenções, 284 autos de contra-ordenação, para além de 8 viaturas e 7 documentos apreendidos.
Das 17 detenções, 15 foram deveram-se à condução sob o efeito de álcool, uma à falta de habilitação legal e outra por desobediência. 2 das detenções respeitaram a condutores de motociclos.
Os autos foram emitidos pelas mais variadas razões, tais como condução sob o efeito de álcool (taxa de alcoolemia entre 0,50 e 1,19 g/l), uso de telemóvel durante a condução, não sinalização de manobras, não utilização do sistema de retenção, falta de seguro de responsabilidade civil e falta de inspeção periódica obrigatória, entre outras infrações.
No distrito aveirense, a PSP fiscalizou 807 viaturas, sendo 273 veículos de duas rodas. A nível nacional, foram controladas mais de 21.000 viaturas, das quais 3.070 veículos de duas rodas, para além do controlo de velocidade feito a 58.000 viaturas.
Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva