Orçamento Municipal de Ovar para 2023 foi “difícil de fechar” e supera os 46 Milho€s
Escrito por AVfm em 09/12/2022
A Câmara Municipal de Ovar (CMO) aprovou, recentemente, o Orçamento, as Grandes Opções do Plano (GOP) e o Mapa de Pessoal do Município de Ovar para o próximo ano. Os respetivos documentos já foram entregues ao Presidente da Assembleia Municipal.
O presidente da autarquia, Salvador Malheiro, explicou que o Orçamento Municipal e as Grandes Opções do Plano para 2023 são “um documento previsional” que incorpora as opções políticas conducentes à concretização do Plano de Ação. Segundo o autarca, essa previsão e a execução do plano irão contribuir para que Ovar se afirme como um “Território de Igualdade de Oportunidades para todos, através de uma gestão de proximidade onde as pessoas estão no centro de todas as decisões”.
Salvador Malheiro referiu que este é o primeiro orçamento realizado após a delegação na área da educação, o qual não incorpora o saldo gerência de cerca de 10 Milhões de euros e que foi elaborado num cenário macroeconómico volátil e incerto na época pós-Covid e em plena guerra, pautado por uma inflação galopante, com o aumento da generalidade dos custos.
O presidente do executivo municipal afirmou que apesar de alguns constrangimentos, foi possível preparar o orçamento sem esquecer as prioridades políticas identificadas nos setores da Coesão Territorial, Habitação, Sustentabilidade Ambiental, Educação, Desenvolvimento Social, Cultura, Desporto, Juventude, entre outros.
Comentando que foi um “orçamento difícil de fechar”, Salvador Malheiro assegurou que não se deixou de apoiar todas as freguesias, as coletividades, clubes desportivos e instituições sociais. O autarca sublinhou que “temos uma rubrica importante para o apoio social para ajudar quem mais precisa e também não deixamos de realizar investimento”.
O Orçamento inicial e as Grandes Opções do Plano do Município de Ovar para 2023 é de 46.975.776 €uros. O documento dá continuidade ao desígnio de ter contas certas e indicadores financeiros de excelência, aliando uma gestão responsável e criteriosa com a vontade de concretizar os investimentos decisivos para continuar a fazer de Ovar um território onde todos se sintam bem.
A Câmara Municipal de Ovar tem cumprido integralmente o regime Financeiro das Autarquias Locais, incluindo a regra de ouro do Equilíbrio Orçamental, e mantendo os impostos municipais em níveis historicamente reduzidos.
[give_form id=”81006″]