Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Alma Lusitana

13:05 14:00

Atual

Alma Lusitana

13:05 14:00


Orçamento Participativo Jovem irá concretizar as melhores ideias propostas pelos jovens de Ovar

Escrito por em 09/11/2022

A Câmara Municipal de Ovar (CMO) vai promover, pela primeira vez na história do município, o Orçamento Participativo Jovem (OPJ).

A iniciativa disponibiliza 10.000 €uros do Orçamento Municipal para concretizar duas ideias apresentadas e escolhidas pelos jovens do concelho. Com esta oportunidade, verifica-se um empoderamento dos jovens, tornando Ovar um território mais empreendedor, coeso e próximo da juventude.

A primeira edição do Orçamento Participativo Jovem está dividida em três partes e decorre totalmente em formato digital.
A primeira fase é destinada à apresentação de ideias por parte de qualquer jovem com idade compreendida entre os 18 e os 35 anos, recenseado no concelho vareiro. Cada pessoa pode apresentar até duas ideias que contribuam para o desenvolvimento da sua localidade, freguesia ou de todo o concelho. As propostas podem ser submetidas no website do OP Jovem, até ao dia 20 de novembro.

Numa segunda fase, recorrendo a um vídeo curto, os jovens são convidados a apresentar e a explicar a sua ideia, com os restantes jovens inscritos a votarem, através de através de SMS gratuita ou na plataforma do OP Jovem, nas ideias que gostavam de ver concretizadas.

A última fase será a transformação das ideias mais votadas em realidade, levada a cabo pela Câmara Municipal de Ovar.

O Vereador da autarquia com o Pelouro da Juventude, Ruben Ferreira, explicou que a grande missão do OP Jovem é “transformar as melhores ideias em melhores realidades”. O autarca acrescentou que o município “continua a dar voz aos jovens, mas agora vai ainda mais longe e dá-lhes o poder de decidir”, mensagem que está presente no slogan da iniciativa, #OPoderÉteu.

Para o Vereador da Juventude, o formato digital incentiva a participação dos jovens, adiantando que a submissão de uma proposta demora menos de dois minutos.

“são os Jovens que propõem, são os Jovens que decidem, mas é a Câmara Municipal que fica com a responsabilidade de concretizar”,

resumiu Ruben Ferreira

Além do OP Jovem, a autarquia encontra-se também a organizar o Orçamento Participativo Escolar, destinado aos alunos dos três Agrupamentos de Escolas do concelho.

Para obter mais informações, pode visitar o website do OP Jovem ou contactar o Serviço de Juventude (Ovar Jovem) da autarquia através do email servico.juventude@cm-ovar.pt.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Ovar Jovem
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *