Ordem dos Psicólogos vai ajudar o Hospital de Ovar a ser “Healthy Workplace”
Escrito por AVfm em 31/08/2020
O Hospital Dr. Francisco Zagalo (HFZ), de Ovar, e a Ordem dos Psicólogos Portugueses celebraram, na passada sexta-feira, 28 de Agosto, um protocolo de parceria, cujo objetivo é diminuir e prevenir o risco psicossocial dos trabalhadores da unidade hospitalar.
“Estamos a falar de uma medida que irá melhorar o bem-estar das pessoas que trabalham no Hospital de Ovar, um dos primeiros hospitais a aderir à iniciativa”
declarou Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da Ordem dos Psicólogos
O bastonário considera que a instituição que representa é responsável por “promover o papel do Psicólogo e da Psicologia na sociedade” e, consequentemente, por implementar boas práticas que protejam o bem-estar dos cidadãos.
Luís Miguel Ferreira, Presidente do Conselho Diretivo do Hospital Dr. Francisco Zagalo, reconheceu a importância da parceria celebrada, a qual permitirá que a unidade de saúde avalie os riscos psicossociais dos seus colaboradores. Na sua opinião, esta iniciativa irá fortalecer o próprio Serviço Nacional de Saúde (SNS).
“A implementação deste acordo surge da nossa responsabilidade em criar melhores condições de trabalho aos nossos colaboradores, possibilitando a identificação dos riscos psicossociais a que estes profissionais estão sujeitos, de forma a criar estratégias para os atenuar”
acrescentou Luís Miguel Ferreira, Presidente do Conselho Diretivo do Hospital Dr. Francisco Zagalo
A cerimónia decorreu nas instalações do Hospital de Ovar e, além das entidades referidas, contou com a presença do Presidente da Delegação Regional do Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Eduardo Carqueja, e do Diretor clínico do Hospital Dr. Francisco Zagalo, Rui Lopes Dias.
O protocolo, cuja duração é de um ano, sendo posteriormente renovado automaticamente por iguais períodos, tem como objeto estabelecer as bases de parceria entre as duas instituições no âmbito da prevenção de riscos psicossociais.
A iniciativa faz parte de uma campanha mais alargada, designada Healthy Workplaces, promovida pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho.