Ovar apresentou o Guia Educativo Municipal com as iniciativas para 2023/24
Escrito por AVfm em 19/09/2023
No passado dia 15 de setembro, a Câmara Municipal de Ovar apresentou, à comunidade escolar, o Guia Educativo Municipal, numa sessão no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho.
O vice-presidente da autarquia e vereador da Educação, Domingos Silva, explicou que, com a transferência de competências neste setor há mais de um ano, o Município de Ovar assumiu muito mais responsabilidades. O autarca adiantou que essa proximidade mantida com todos os Agrupamentos de Escolas tem permitido “dar uma resposta mais imediata e resolver os constrangimentos que vão surgindo”.
Para Domingos Silva, as melhores soluções e decisões são encontradas com base no diálogo e, agora que se inicia um novo ano letivo, garante que “juntos, continuaremos a caminhar nesta nobre missão de Educar”.
A autarquia complementa a oferta educativa com programas e medidas municipais que abrangem os alunos do Pré-Escolar até ao Ensino Secundário e Jovens do concelho. De apoios para as famílias e alunos às atividades de lazer e de formação, o município tem alargado as iniciativas que promovem e contribuem para sucesso escolar.
O Guia Educativo Municipal (link) reúne as respostas municipais no setor da Educação, apresentando os apoios, atividades, projetos e iniciativas que estão disponíveis.
O documento está dividido nas áreas: Apoios às Famílias; Ação Social Escolar; Saúde e Bem-Estar; Educação Ambiental; Promoção da Leitura; Juventude em Ação; Promoção do Sucesso Escolar; Férias Divertidas; e Cultura e Tradições.
O presidente da Câmara Municipal, Salvador Malheiro, apelou à comunidade educativa para “que não perca o nível de exigência que se tem vindo a consolidar no nosso município”, prevendo que o desafio será mantê-lo.
O edil reafirmou ainda que “não há nenhuma escola sozinha, nenhum aluno que esteja sozinho, nenhuma educadora, nenhuma presidente de Junta que esteja sozinho. Nós fazemos parte de uma equipa e de uma comunidade. Contem sempre com a Câmara Municipal e vamos continuar a trabalhar com o nível de exigência máxima”.
[give_form id=”81006″]