Ovar aprovou 1º Plano Anual de Ação Local e vai auscultar as crianças para decisões municipais
Escrito por AVfm em 29/12/2023
A Câmara Municipal de Ovar (CMO), no âmbito da sua candidatura ao programa Cidade Amiga das Crianças, viu ser aprovado o primeiro Plano Anual de Ação Local pelo mecanismo de coordenação, composto por mais de trinta entidades concelhias.
O Plano Anual de Ação Local visa promover a capacitação das crianças, dos jovens e dos agentes educativos e assenta em 5 eixos estratégicos, nomeadamente “Não Discriminação”, “Participação”, “Acesso a Serviços de Qualidade”, “Proteção” e “Ambiente Familiar, Brincar e Lazer”.
Ana Cunha, Vereadora do Desenvolvimento Social, garantiu que a autarquia está empenhada em “proporcionar uma melhor qualidade de vida para as crianças do concelho”, com as iniciativas e políticas municipais a afirmarem Ovar como um território cada vez mais amigo das crianças e jovens.
“Pretende-se dar voz às crianças, incorporando os seus contributos na política municipal, empoderar os agentes da comunidade e criar as condições em prol do desenvolvimento saudável e feliz das crianças do concelho”, realça.
Em resumo, o Plano Anual de Ação Local propõe 14 ações em diferentes áreas de intervenção e estabelece como prioridade a execução de programas de capacitação parental, o desenvolvimento de competências socioemocionais e o aumento do conhecimento das crianças relativamente a informação municipal e aos serviços públicos, destacando-se as ações e intervenções junto das crianças.
[give_form id=”81006″]