Ovar associa-se à Hora do Planeta e compromete-se a substituir 1000 luminárias tradicionais por LED’s
Escrito por AVfm em 21/03/2025
O Município de Ovar associa-se à iniciativa “Hora do Planeta”, que pretende sensibilizar para importância de um concelho mais sustentável. Neste sábado, 22 de março, as iluminações da fachada dos Paços do Concelho, da Praça da República, do Chafariz do Neptuno e da Biblioteca Municipal de Ovar, vão apagar-se entre as 20h30 e as 21h30.
Em 2025, a Hora do Planeta, uma iniciativa da WWF – World Wildlife Fund, tem o lema “É tempo de ação” e tem o objetivo de alertar a população para a adoção de medidas amigas do ambiente, no seu dia-a-dia.
O presidente da autarquia, Domingos Silva, desafia “todos os munícipes a juntarem-se à autarquia e a desligarem as luzes durante 60 minutos”, destacando que todos podem dar o seu contributo para a construção de um concelho e planeta mais ecológicos.
“A Hora do Planeta deixa-nos uma mensagem simples: bastam simples gestos para efetivas mudanças”
Além de participar no gesto simbólico, a Câmara Municipal de Ovar assume o compromisso da sustentabilidade e eficiência energética ao longo de todo o ano. Em 2025, propõe-se a substituir 1000 luminárias tradicionais de vapor de sódio por luminárias de tecnologia LED, reduzindo os consumos e emissões de CO2 em 50%.
Esta medida soma-se a outras. Com um Ecocentro de referência, programas ambientais inovadores e avanços notáveis na gestão de resíduos e, sobretudo, nos biorresíduos, o Município de Ovar continua a trabalhar para prosseguir na vanguarda na área ambiental.