Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Alma Lusitana

13:05 14:00

Atual

Alma Lusitana

13:05 14:00


“Ovar Career Camp” deu pistas para o futuro profissional de jovens vareiros

Escrito por em 25/07/2022

A Câmara Municipal de Ovar (CMO), através do seu Serviço de Juventude, promoveu mais uma edição da iniciativa “Ovar Career Camp”, com o objetivo de ajudar os jovens do município, com idades entre os 16 e 18 anos, a definir o seu futuro profissional.

A 5ª. edição permitiu aos participantes usufruir de sessões de formação em softskills, (como a organização, comunicação, colaboração, resiliência, criatividade, liderança, etc.) e incluiu visitas a empresas conceituadas da região.

O Vereador da Autarquia com o Pelouro da Juventude, Ruben Ferreira, mostrou-se orgulhoso pelo trabalho desenvolvido no que toca à orientação dos mais jovens, quanto às suas escolhas para o ingresso no Ensino Superior. Esta é uma altura em que o contacto com várias profissões e o mercado de trabalho pode ajudar a tomar decisões que podem delinear o futuro profissional dos alunos.

Esperamos que estes jovens fiquem em melhores condições de poderem escolher a sua carreira de sonho e procurarem a sua felicidade

desejou o Vereador

O autarca partilhou que esta edição do “Ovar Career Camp” decorreu de forma presencial, permitindo um contacto direto entre os jovens e os trabalhadores de várias empresas dos concelhos de Ovar e do Porto.

Além das sessões de formação gratuitas, a autarquia ainda assegurou a alimentação e o transporte para as empresas, num esforço financeiro que Ruben Ferreira diz ser um investimento, feito de bom grado, na formação dos jovens vareiros.

O “Ovar Career Camp” decorreu entre 7 e 20 de julho e contou com a participação de jovens de todos os Agrupamentos de Escolas do concelho de Ovar.
As sessões da primeira semana de formação tiveram lugar na Escola de Artes e Ofícios de Ovar, com os participantes a realizar dinâmicas de educação informal e não formal, em que trabalharam competências de comunicação, liderança, trabalho em equipa e marketing pessoal.

Já na segunda semana, os participantes foram divididos em grupos, de acordo com as áreas de interesse profissional disponíveis, tais como Ciências e Engenharias, Gestão e Economia, Ciências Sociais e Humanas, Saúde e Artes. Visitaram então empresas das suas áreas de eleição, contactando com reputados profissionais das várias áreas.

No final, foi opinião generalizada dos participantes que ficaram “mais conscientes da profissão que pretendem seguir no futuro”. A iniciativa também permitiu a criação de novas amizades com alunos de outras escolas, estabelecidas durante a realização de atividades que misturaram conhecimento com diversão. Foram ainda realçadas as softskills, capacidades adquiridas para o futuro.

Para além de Ovar, a iniciativa apenas acontece no Porto e em Lisboa, sendo por cá integralmente financiada pela Câmara Municipal de Ovar.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Ovar Jovem
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *