Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Horóscopos

11:10 11:15

Atual

Horóscopos

11:10 11:15


Ovar dedica 5 dias à literatura. Festival Literário de Ovar na versão 7.0 arranca hoje!

Escrito por em 08/09/2021

O Festival Literário de Ovar (FLO), a iniciar-se hoje, 8 de setembro, decorre até dia 12, domingo, e irá homenagear o escritor Júlio Dinis, que cultivava fortes ligações com a cidade vareira. Este destaque ocorre a propósito da evocação dos 150 anos do seu falecimento.

Pelo sétimo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Ovar (CMO) organiza o FLO – Festival Literário de Ovar, com o objetivo de promover o livro e os hábitos de leitura, num formato que privilegia o encontro e a proximidade entre os leitores e os escritores.

Tal como na edição passada, realizada em 2020, o evento apresenta um formato descentralizado, decorrendo em vários equipamentos e em diferentes freguesias do concelho de Ovar.

  • 8 de Setembro 2021 – 4ª-feira – Dia 1

O 7º FLO tem a sessão de abertura agenda para hoje, às 21h00, no Centro de Arte de Ovar e conta com intervenções de Salvador Malheiro, Presidente da autarquia, e Carlos Nuno Granja, programador dos conteúdos literários do evento.

Entretanto, durante a tarde, pelas 18h00, no Museu Escolar Oliveira Lopes, será inaugurada a Exposição “Bibliotecas Itinerantes”.

Cartaz da Exposição “Bibliotecas Itinerantes”

Nesse mesmo local, pelas 18h30, dar-se-á início à 1ª Mesa do festival, que terá a reflexão de Júlio Dinis como mote “Mais se aprende na leitura meditada de um só livro, de que no folhear, levianamente, milhares de volumes”. Os convidados são Bento Ramires, Carlos Marta e Rui Guedes, sendo Carlos Nuno Granja o moderador.

Após a sessão de abertura, segue-se a 2ª Mesa, no Centro de Arte de Ovar, pelas 21h30, com os convidados Fernando Ribeiro e João Tordo, sendo o moderador João Morales. O primeiro convidado é o conhecido vocalista e letrista da banda portuguesa de metal gótico Moonspell, já com vários livros publicados, nomeadamente na área da poesia e da ficção. Já João Tordo, com livros publicados em diversos países, foi o vencedor do Prémio Literário José Saramago, em 2009, com a obra “As Três Vidas”.

O mote da conversa será a expressão “Há poucas coisas tão fatalmente contagiosas como a alegria das pessoas sérias“, proferida por Júlio Dinis.

Cartaz da apresentação do projeto RUGE

Para encerrar o primeiro dia de FLO, subirá ao palco do Centro de Arte de Ovar, pelas 22h30, o projeto RUGE, com Rodrigo Guedes de Carvalho, Daniela Onis e Ruben Alves a proporcionar um encontro de poesia e música, num cruzamento entre a palavra escrita, cantada e falada.

  • 9 de Setembro 2021 – 5ª-feira Dia 2

No dia 9, pelas 21h00, no Polo de Capacitação e Inovação Social em São João de Ovar, o moderador Bruno Henriques irá receber Carlos Fiolhais, para uma conversa em torno de “O homem dá a vida pelo amor e julga não ter dado nada” (Júlio Dinis).

Posteriormente, pelas 22h30, num formato simples e intimista, o cantautor Luca Argel envolve o espectador numa trama de histórias cantadas, que atravessam registos que vão da ternura ao humor. Através de uma voz suave e sempre acompanhado da sua pequena guitarra, e por vezes até de inusitados instrumentos domésticos, o repertório consiste maioritariamente em temas originais dos seus dois últimos trabalhos discográficos, “Conversa de Fila” (2019) e “Bandeira” (2017).

Cartaz da atuação do artista Luca Argel
  • 10 de Setembro 2021 – 6ª-feira – Dia 3

Na sexta-feira, a Biblioteca Municipal de Ovar, entre as 16h00 e as 18h30, acolherá a Oficina “Torpedos – Literatura na Ponta dos Dedos”, que terá inspiração na obra literária “Torpedos”, de Wagner Merije.

Seguidamente, será inaugurada a Exposição “O Canto da Sereia – O Processo Criativo de Pedro Podre”, uma atividade inserida na Evocação do 150º Aniversário da Morte de Júlio Dinis.

À noite, pelas 21h00, a Escola de Artes e Ofícios recebe a 4ª Mesa do Festival que debruçar-se-á sobre a reflexão “Há aparências de dureza que ocultam tesouros de sensibilidade e de afeto” de Júlio Dinis. Os convidados serão Diogo Leite de Castro, Marta Pais Oliveira e Pedro Guilherme-Moreira, sendo as suas intervenções moderadas por Manuella Bezerra De Melo.

O dia será encerrado com um recital de piano e poesia, com Pedro Guilherme-Moreira a ver as suas palavras serem acompanhadas pela pianista conceituada Maja Stojanovska.

Fotografia da pianista Maja Stojanovska
  • 11 de Setembro 2021 – Sábado – Dia 4

O sábado vai começar com a 5ª Mesa do evento, no Parque Ambiental do Buçaquinho, pelas 10h30, abordado a Literatura Infantil. O Moderador Carlos Nuno Granja irá ouvir Joana M. Lopes e Ana Ventura. Simultaneamente, estará a decorrer uma Oficina de Ilustração, dirigida por Tânia Clímaco.

Posteriormente, às 12h00, terá lugar uma Sessão de Contos – Bru Junça.

No auditório da Junta de Freguesia de Cortegaça, será realizada a 6ª Mesa do FLO, com início marcado às 16h00. A moderadora Manuella Bezerra De Melo irá receber Marília Lopes, Minês Castanheira e Carla Mühlhaus, para uma conversa em torno de “É um ensino eficaz o do infortúnio” (Júlio Dinis).

Por volta das 17h00, começa outra tertúlia, Mesa 7, com o moderador João Morales a receber, na Junta de Cortegaça, os intervenientes Rui Manuel Amaral e César Rodrigues. Será dada a oportunidade a que o público leitor interaja com os escritores.

A noite será marcada pela realização da 8ª Mesa, moderada por Cristina Marques. As convidadas Ana Bárbara Pedrosa, Judite Canha Fernandes e Ana Cássia Rebelo irão abordar a reflexão do escritor homenageado “O instinto feminino é o mais próprio para descobrir o lado acessível de certos caracteres azedos e para movê-los sem os magoar“. A tertúlia terá lugar no Centro de Arte de Ovar, pelas 21h30.

Posteriormente, haverá um momento de Interpretação de Poesia com Fernando Soares e Daniel Lemos e um espaço para que escritores e leitores possam interagir.

  • 12 de Setembro 2021 – Domingo – Dia 5

O domingo vai começar mais cedo, com a Inauguração da Biblioteca Júlio Dinis, na Escola Secundária que tem o escritor como patrono, pelas 9h30. Seguidamente, serão entregues os prémios do “Concurso Literário e de Ilustração – Júlio Dinis em Ovar”.

Imagem ilustrativa do “Concurso Literário e de Ilustração – Júlio Dinis em Ovar”

Mais tarde, pelas 10h30, ainda na Escola Secundária, será realizada uma Oficina de Ilustração, conduzida por Anabela Pedrosa.

Em simultâneo, na Biblioteca Júlio Dinis, decorrerá a 9ª Mesa do Festival, um espaço dedicado à Mediação da Leitura. O moderador José Saro irá receber, para esta conversa, as convidadas Manuela Pargana e Ana Sofia Marçal.

Por volta das 12h00, ainda na Biblioteca, será realizada uma Sessão de Contos, dirigida por Virgínia Millefiori.

Depois do almoço, pelas 15h00, voltamos a ser transportados para o Centro de Arte de Ovar, onde será apresentado o “teaser” do documentário “Júlio Dinis em Ovar”, realizado por Rui Pedro Lamy, no âmbito da sua residência artística no Museu Júlio Dinis.

Registos da Realização do Documentário “Júlio Dinis em Ovar”

Seguidamente, terá início a 10ª Mesa do Evento, com João Morales a receber os convidados Vasco Gato e Jorge Melícias. A conversa, agendada para as 15h15, terá como a inspiração a seguinte frase de Júlio Dinis: “Não sei que moda anda agora de se não considerar o choro como a mais eloquente expressão de pesar! Eu por mim, é dos sinais em que deposito mais fé“.

A 11ª Mesa terá início às 17h00, com o moderador Marcelo Teixeira a receber Maria Almira Soares, Ana Ferreira e Joaquim Jorge Carvalho, para um último momento de tertúlia. A conversa terá como mote a expressão “Às vezes os sentimentos melancólicos trazem consigo algum prazer também, um prazer suave, íntimo, consolador” de Júlio Dinis.

Seguidamente, cerca das 18h30, será apresentada a Edição Comemorativa do livro “O Canto da Sereia” de Júlio Dinis, um momento que contará com a intervenção de Ana Ferreira, Pedro Podre, Jorge Ferreira e de Salvador Malheiro.

O momento musical “ONDE” proporcionado por Paulo Graça, irá anteceder o encerramento da 7ª Edição do Festival Literário de Ovar.

Cartaz da atuação do artista Paulo Praça

No total, o festival conta com 11 mesas, reunindo mais de 40 artistas e escritores.
A oferta cultural é bastante diversificada, dispondo de espetáculos com música, poesia e teatro; exposições, oficinas e sessões de contos; apresentações de livros e Jornadas Literárias / Formação Creditada para Professores.

Nesta edição de 2021, o FLO integra um conjunto de iniciativas do Programa de Evocação dos 150 anos do falecimento de Júlio Dinis, escritor que chegou a residir numa habitação em plena cidade vareira, onde é agora a conhecida “Casa Museu – Júlio Dinis”.

Em parceria com o Agrupamento de Escolas Ovar Sul, cuja Escola Secundária tem o escritor como patrono, a autarquia assinala assim, o dia 12 de setembro, o dia do falecimento, com a entrega dos prémios do concurso literário e de ilustração “Júlio Dinis em Ovar”, a apresentação do “teaser” do documentário “Júlio Dinis em Ovar” e o lançamento de uma edição especial do livro “O Canto da Sereia” de Júlio Dinis, com ilustrações de Pedro Podre e um Estudo de Ana Ferreira.

Consulte o programa completo:

« de 2 »

Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *