Ovar é considerado “Município Familiarmente Responsável” desde 2016
Escrito por AVfm em 24/11/2020
2020 será o quinto ano consecutivo em que o Município de Ovar recebe a distinção de “Município Familiarmente Responsável”, reconhecendo boas práticas desenvolvidas de apoio ao contexto familiar.
A entrega da Bandeira com Palma 2020 virá, pois, premiar a continuidade das políticas municipais nessa área social.
A distinção foi atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), um projeto liderado pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN). No caso de Ovar, entre outras iniciativas, foram avaliadas medidas tais como o apoio ao arrendamento e o desenvolvimento de projetos como o PES (Projeto Psicoeducacional e Social em Comunidade) e o Gabinete de Inserção Profissional. Também a Componente de Apoio à Família nas escolas e a oferta dos manuais escolares foram considerados, a par com o apoio às IPSS, a manutenção do Fundo de Emergência Social, a existência de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior e de Consultas de Psicologia.
Para Ana Cunha, Vereadora do Desenvolvimento Social e Saúde, a família continua a ser um fator decisivo na construção de uma comunidade desenvolvida, moderna e feliz.
“As políticas de apoio à família têm sido prioritárias e, em contexto de Pandemia Covid-19, as nossas respostas psicossociais às famílias revelaram-se essenciais e foram inclusivamente reforçadas financeiramente.”
afirmou Ana Cunha
Assim, “o galardão vem reconhecer a aposta continuada em políticas socioeducativas de apoio à família ao longo destes últimos anos, de forma concertada e nas suas diversas dimensões, nas quais a população mais vulnerável não é esquecida“.