Faixa Atual

Título

Artista


Ovar em destaque no documentário “Viagem a Portugal”, com Fábio Porchat na rota do Nobel José Saramago

Escrito por em 07/11/2022

No passado sábado, 5 de novembro, estreou o terceiro episódio do documentário “Viagem a Portugal”, no canal televisivo RTP1. A minissérie levou o ator, produtor e humorista brasileiro Fábio Porchat a percorrer geograficamente as memórias reunidas na obra literária “Viagem a Portugal”, do Nobel da Literatura José Saramago.

O terceiro de seis episódios, intitulado “Terras Baixas, Vizinhas do Mar”, foi filmado entre as localidades de Esmoriz e Coimbra. Na região de Ovar, destacam-se as visitas ao Museu de Ovar e à Casa do Povo.

Ao longo da sua passagem pelo concelho vareiro, Fábio Porchat mencionou as memórias onde o escritor confessa ter ficado admirado com um chapéu de mulher local, preto, redondo e de grandes abas na visita ao Museu de Ovar, a par de por cá ter saboreado um bom vinho verde.

Nesse seguimento, após percorrer a Praia de Esmoriz, o humorista visitou o Museu de Ovar, onde não só se “apaixonou” pelo traje característico, como também “pela modelo” que enverga a versão de solteira debaixo do dito chapeirão.
Seguiu-se então a prova do vinho, numa visita relâmpago à Casa do Povo, onde se cruzou com Bruno Henriques e Sérgio Duarte, na personagem do Jovem Conservador de Direita.

Finda a degustação, a aventura rumou para sul, tendo percorrido a Praia do Furadouro, passando pelos concelhos da Murtosa e de Estarreja, em direção a Aveiro.

A série da RTP, produzida pela Zerkalo Pictures, comemora o centenário do nascimento de José Saramago, assim como o 40º. aniversário da obra “Viagem a Portugal”. O autor percorreu o país entre outubro de 1979 e julho de 1980, a convite do Círculo de Leitores, que comemorava, à data, o décimo aniversário da sua implantação em Portugal.

Reveja o excerto do episódio que se passa em Ovar. Poderá assistir à versão completa aqui e a toda a série aqui:

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *