Ovar mantém programação cultural eclética até final do ano. Agenda tem mais de 80 eventos!
Escrito por AVfm em 23/08/2024
Mesmo após o final do verão, no Concelho de Ovar a temperatura manter-se-á alta, graças à sua agenda cultural. Com mais de 8 dezenas de propostas a concretizar até final do ano, o Município aposta no Festival Literário de Ovar (FLO) e no Ovar Expande, duas marcas já consolidadas na região.
Abrangente e eclética, a programação inclui projetos locais de renome, conjugando nomes maiores, que dispensam apresentação, a par de propostas impactantes de vários agentes vareiros. Manter uma programação interessante, que proporciona às famílias ambientes e momentos agradáveis, passa por uma abordagem integrada, que potencia e valoriza os diferentes equipamentos municipais.
A propósito, Alexandre Rosas, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ovar (CMO), responsável pelo pelouro da cultura, declarou:
A autarquia desenhou uma programação cultural, eclética e transversal, pensada e trabalhada de forma articulada e complementar. A aposta numa dinâmica cultural regular, inovadora, diversificada e com identidade tem contribuído para a afirmação de um concelho cada vez mais próspero, social e economicamente.
Por Ovar vamos viajar dos livros aos palcos, das entrevistas e conversas às visitas guiadas, das conferências ao cinema e das oficinas de formação às exposições. A nova agenda do Município, idealizada para crianças, jovens e adultos, tem como primeiro destaque o FLO, que acontece de 18 a 22 de setembro em vários locais da cidade.
Na sua décima edição, o FLO é sinónimo de música, teatro, apresentações de livros, performances, mostras, oficinas e muitas conversas. Talvez o ponto alto do evento venha a ser a apresentação da peça de teatro “A Noite”, no dia 21 a partir das 21h30. A primeira peça escrita por José Saramago subirá ao palco do Centro de Arte de Ovar (CAO) com um elenco carregado de talentos: Diogo Morgado, Jorge Corrula e João Didelet são alguns dos atores que fazem parte de um elenco de luxo!
O Ovar Expande regressa à Escola de Artes e Ofícios (EAO) de 17 a 19 de outubro. A iniciativa vai-nos brindar com 8 concertos, representativos da nova música portuguesa, traduzidos num cartaz arrojado. Ambiente descontraído e familiar fazem parte da génese do evento, no qual poderemos usufruir de música, conversas e formação.
O Festival de Teatro de Ovar (FESTOVAR), organizado pelos vareiros da Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar (CONTACTO), em parceria com o Município de Ovar, irá apresentar, entre muitas outras, a peça “O meu amigo H”, a 5 de outubro. A obra do Teatro Nacional 21 tem co-produção da CMO e de outros parceiros, contando com a direção de Cláudia Lucas Chéu e do também ator Albano Jerónimo.
Voltando aos concertos, teremos a oportunidade de assistir, por exemplo, a Sara Correia (25 de outubro), Capitão Fausto (22 de novembro) e Nena com Joana Almeirante (13 de dezembro). Todos no CAO pelas 21h30.
De volta estará ainda o Programa de Aprendizagem Criativa e Mediação de Públicos (Eixo), que traz consigo espetáculos descentralizados, a ter lugar nas várias freguesias do Concelho. Destacamos, por exemplo, “TPC: Frei Luís de Sousaaa” (CAO), a 31 de outubro pelas 21h30 numa sessão para o público em geral; e o musical “Madagáscar”, agendado para as 16h00 de 15 de dezembro.
A extensa agenda replica uma vez mais o projeto “Sozinho em Casa”, a ter lugar uma vez por mês no Museu Júlio Dinis, dando a oportunidade a artistas locais de subir a palco. Em 12 de outubro, às 21h30, teremos ação da Banda Sinfónica de Ovar. O XXIII Concordas 2024 – Encontro de Cordas de Esmoriz irá se apresentar às 21h30 do dia 9 de novembro. O dia 16 de novembro terá o Pontas Soltas, da Academia Gimnodançarte. A Sociedade Musical Boa União irá se apresentar em 30 de novembro às 21h30. Neste mesmo horário, em 7 de dezembro, música da Banda Filarmónica Ovarense. Todos estes espetáculos serão no Centro de Artes de Ovar.
O último quadrimestre do ano é profícuo em grandes produções das Coletividades locais, as quais terão direito a subir ao palco maior do CAO, sempre às 21h30. A 12 de outubro será a vez da Banda Sinfónica de Ovar. O XXIII Concordas 2024 – Encontro de Cordas de Esmoriz apresentar-se-á no dia 9 de novembro. Pontas Soltas, da Academia Gimnodançarte tará lugar a16 de novembro. A 30 subirá a palco a Sociedade Musical Boa União. E a 7 de dezembro será a vez da Banda Filarmónica Ovarense!
Além destas iniciativas, há muitas outras que Ovar oferece nesta reta final do ano. Nada melhor do que consultar a totalidade da Agenda Cultural para conhecer todos os eventos. E claro, selecionar atempadamente aqueles a que quer assitir, reservando atempadamente o seu bilhete através dos meios digitais ou das bilheteiras físicas, disponíveis nos vários equipamentos culturais!
[give_form id=”81006″]