Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Passe de Letra

19:00 20:00

Atual

Passe de Letra

19:00 20:00


Ovar na lista: inspeção da ANACOM revela falhas de serviço em Centros de Distribuição dos CTT

Escrito por em 18/03/2022

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) realizou 22 inspeções em centros de distribuição postal dos Correios de Portugal (CTT). Um deles foi o de Ovar, tendo sido na generalidade encontradas vários tipos de falhas na distribuição da correspondência.

As ações de fiscalização decorreram entre julho de 2021 e janeiro do presente ano e verificaram 13 centros de distribuição, em vários pontos do país: Chaves, Funchal, Loulé, Lousada, Machico, Ovar, Ponta do Sol, Ponte da Barca, Póvoa de Lanhoso, Póvoa de Varzim, Ribeira Grande, Rio Maior e Santarém.

A ANACOM, no seu relatório final, entre vários problemas detetados, destaca os atrasos significativos no encaminhamento do correio prioritário e normal, a par da ausência de distribuição postal em certos giros em determinados dias. Em algumas zonas a falta de giros perdura por períodos de tempo bastante alargados.

Existem deficiências na distribuição postal assegurada por alguns centros de distribuição postal, nomeadamente em matéria de prazos de encaminhamento, na regularidade e na fiabilidade dos serviços, com prejuízo para os interesses dos utilizadores dos serviços postais.

pode ler-se no comunicado da ANACOM

O regulador destacou as falhas dos centros de distribuição postal de Loulé, Póvoa de Varzim e Santarém, onde se verificou que, num período alargado de tempo, uma proporção largamente superior a 5,5% do correio prioritário diário não atingiu o seu destino até 1 dia útil após ter entrado na rede postal dos CTT, em clara divergência com os valores definidos para os indicadores de qualidade de serviço relativos ao encaminhamento do correios azul e registado; medidos numa base anual.

Já em Rio Maior e Santarém, verificou-se que, no período de distribuição analisado, uma parte significativa do correio normal entrado diariamente nestes centros não foi entregue ao destinatário até 3 dias úteis após ter sido depositado num ponto de receção de correio, o que implica um desvio face aos objetivos.

Também nos centros de distribuição postal de Funchal, Loulé, Ovar, Póvoa de Varzim e Santarém, onde foi selecionado aleatoriamente um conjunto de envios postais de correio prioritário e/ou de correio normal, se concluiu que uma parte muito significativa dos envios não alcançou o seu destino nos prazos fixados no padrão de encaminhamento para o respetivo tipo de tráfego.

A ANACOM considera que as anomalias verificadas colocam em causa os parâmetros de qualidade de serviço e dos objetivos de desempenho associados à prestação do serviço universal, por si fixados.

Assim, importa corrigir as deficiências encontradas o mais rapidamente possível, terminando com os atrasos na distribuição do correio que chega diariamente a cada um dos centros de distribuição objeto de fiscalização, com particular relevância para os serviços de correio com encaminhamento prioritário e, dessa forma, eliminar os transtornos e dificuldades colocadas às populações que usufruem desses serviços.

Os CTT foram notificados, tendo já conhecimento dos resultados das fiscalizações. Em resposta, os Correios de Portugal informaram a ANACOM que têm em vista promover medidas que irão melhorar o serviço prestado nas zonas de abrangência dos centros de distribuição postal identificados com menor desempenho.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Gerardo Santos
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *