Ovar recebe Selo de Mérito Grau Ouro e continua a integrar a Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais
Escrito por AVfm em 04/04/2025
O Município de Ovar foi reconhecido na área do desenvolvimento social, com a entrega do Selo de Mérito Grau Ouro, pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores.
O prémio reconhece o papel que o Município de Ovar tem desenvolvido no apoio direto à comunidade, em especial no apoio ao Cuidador Informal, que, tendo em conta a tendência atual de envelhecimento populacional da sociedade, é uma assumida prioridade da autarquia.
A atribuição do Selo de Mérito Grau Ouro, permite que a Câmara Municipal de Ovar integre, pelo 4º. ano consecutivo, a Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais, constituída por autarquias nacionais que adotem as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.
O Selo de Mérito Grau Ouro integra diversos projetos diferenciadores da Rede Social que têm sido apoiados pela autarquia, nomeadamente, o Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal e os projetos “AQUI MOVE”, “AQUI +” e “A(Cuidar)Maior” da Associação Fraterna de Prevenção e Ajuda (AFPA); o projeto “CuidadosaMente”, da Santa Casa da Misericórdia de Ovar e o Projeto “Juntos no Cuidar” da Unidade de Cuidados na Comunidade de Ovar (UCC).
A Vereadora do Desenvolvimento Social da autarquia, Ana Cunha, afirmou que, com o objetivo de estimular sinergias e valorizar o trabalho das várias entidades sociais, “a autarquia tem privilegiado o apoio às entidades do território que possuem equipas altamente capacitadas e experientes e que desenvolvem um trabalho complementar e integrado, atendendo às necessidades dos cuidadores e dos cuidados que prestam”.

A autarca destaca o trabalho de excelência que tem sido desenvolvido no concelho, que permite a troca de experiências e boas práticas, enriquecendo o espírito colaborativo do território e concretizando-se em eficazes respostas sociais, em contexto de proximidade, tantos àqueles que são cuidados, como aos cuidadores.
Ana Cunha explica que os projetos têm o objetivo de:
– valorizar e reconhecer o papel do cuidador formal e informal ao nível da coesão social, saúde e bem-estar da comunidade;
– promover a valorização e capacitação dos cuidadores em diferentes áreas temáticas;
– incentivar a comunicação entre os cuidadores formais e informais e a partilha de experiências;
– prestar apoio psicológico, individual e/ou em grupo a idosos e cuidadores informais; e
– estimular a criação de respostas de descanso para os cuidadores informais.
Esta atribuição é válida para o biénio 2025-2026. Nesta que é a quarta edição da iniciativa, pela primeira vez os selos foram divididos em três categorias: Ouro, Prata e Bronze. Com mais de 150 pontos na avaliação, Ovar conquistou o patamar mais elevado.