Até 3 de agosto, Ovar recebe a Convenção Europeia de Malabaristas de 2024
Escrito por AVfm em 28/07/2024
Ovar acolhe a edição de 2024 da Convenção Europeia de Malabarismo (European Juggling Convention – EJC), o maior evento mundial da modalidade.
O anúncio foi feito a 9 de agosto de 2022, na cidade espanhola de Madrid, onde se encontrava a decorrer a 44ª. edição da iniciativa. Em reunião de assembleia, a Associação Europeia de Malabarismo (European Juggling Association), entidade que promove o grande encontro, deliberou atribuir a organização da EJC 2024 à candidatura de Ovar.
Assim, de 27 de julho a 4 de agosto de 2024, Ovar é a capital europeia e mesmo mundial do malabarismo, acolhendo milhares de artistas e entusiastas oriundos de todo o mundo.
A candidatura que tornou possível a organização da convenção por terras vareiras foi apresentada por um grupo de pessoas liderado por Nuno Pinto, que considera a EJC “um enorme desafio e certamente o maior evento alguma vez realizado em Ovar”. O conhecido advogado e autarca, um apaixonado pelas marionetas e pelas artes de rua em geral, chegou a ser o diretor do “Festival Internacional de Marionetas de Ovar (FIMO)”, participou na organização do Festival “Na Kalha” e é um dos fundadores do “Coletivo Terylene” e do projeto “A Sede”. Aproveitou desde logo para desafiar a comunidade a envolver-se na organização e logística do evento, de forma a garantir um “enorme sucesso”.
O vídeo de apresentação da candidatura deu a conhecer as condições logísticas do território de Ovar e terminava com uma intervenção do à data presidente da Câmara Municipal, Salvador Malheiro:
Olá malabaristas,
Queremos dar as boas-vindas a todos aqui em Ovar, em 2024.
Estamos empenhados em ajudar a organização a fazer com que todos se sintam em casa.
Vejo-vos a todos em Ovar!
A convenção é realizada na Europa, uma vez por ano, desde 1978. A primeira edição decorreu em Brighton, no Reino Unido, e desde então alterna a sua localização entre os vários países europeus.
Já passou uma vez por Portugal, mais concretamente pelos Açores, em 2018.
A cerca de 2 semanas do arranque da convenção, estivemos à conversa com elementos da organização, que nos explicaram o que é a EJC, nos contextualizaram onde e como vai acontecer e nos deixaram as principais referências aos momentos em que o público poderá participar:
Poderão encontrar mais detalhes no site do evento, ou consultar a versão reduzida do programa clicando aqui!
[give_form id=”81006″]