Ovar: Recolha seletiva de biorresíduos com Candidatura aprovada

Por em 02/07/2020

A candidatura que a Câmara Municipal de Ovar submeteu, possibilitando a implementação da recolha seletiva de biorressíduos em todo o concelho já foi aprovada. De forma pioneira, Ovar preparar-se-á para antecipar a obrigatoriedade desse tipo de recolha, que se efetivará em 2024.

O projeto irá beneficiar toda a população do município de Ovar, com a colocação de mais de 32 mil contentores dedicados à recolha de biorresíduos. A funcionar na plenitude, o plano irá permitir o tratamento de cerca de 44 mil toneladas por ano, valor que permite um crescimento muito grande, já que a projeção para as necessidades em 2022 aponta para cerca de 12 mil toneladas. Garantir a acessibilidade territorial dos equipamentos a todos os munícipes e estabelecimentos do canal HORECA (HOtelaria, REstauração e CAfetaria) é outro dos objetivos.

A logística irá consistir na deposição e recolha dos biorresíduos em parques de contentores específicos para o efeito, monitorizada por um software de gestão integrador, com tecnologia de controlo de acesso e reconhecimento dos utilizadores em toda a rede coletiva de contentores.

A implementação do projeto decorrerá ao longo de dois anos, prevendo-se o início já em agosto próximo. O investimento será superior a 1,3 milhões de euros, dos quais a autarquia reembolsará 85%.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Rita Silva


Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST