Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Ovar reúne livros, autores e leitores à volta das palavras durante 5 dias. Começa hoje a maior edição de sempre do Festival Literário (FLO)

Escrito por em 14/09/2022

O Festival Literário de Ovar (FLO) está de regresso, com mais uma edição a decorrer entre 14 e 18 e setembro. Promovido pela Câmara Municipal de Ovar, o evento pretende estimular o gosto pelos livros e os hábitos de leitura; proporcionando a aproximação das obras e dos seus autores aos leitores. Com uma vasta e atrativa programação cultural, a edição de 2022 assume-se como a maior de sempre!

Carlos Granja assume, uma vez mais, a responsabilidade de programar os conteúdos literários do evento. O escritor vareiro, que também é colaborador da nossa emissora, vai-nos trazer, em 2022, mais de 50 convidados entre escritores, editores, cronistas, romancistas, poetas e ilustradores. O alinhamento do FLO foi desenhado com critério e ambição, seja no que se refere aos conteúdos literários, quer nos momentos culturais, todos eles numa celebração conjunta da “palavra”.

Carlos Granja na apresentação do FLO 2022 e do seu livro
Conheces Bicho Mais Janota que a Simpática Marmota?

Assim, a 8ª. edição do FLO acontece novamente num formato descentralizado, sem esconder que esse esforço contribui para que se afirme no panorama literário a nível local, regional e mesmo nacional, mas também sem esquecer que estamos no ano das comemorações do Centenário do nascimento de José Saramago, Prémio Nobel da Literatura em 1988.

Durante os cinco dias da iniciativa haverá espaço para conversas, apresentação de livros, leituras, sessões de contos, exposições, oficinas, espaços de literatura infantil e atividades para famílias, dança, representação e música, a par de um modo de estar e interagir de grande proximidade e partilha, reforçando essa marca tão característica do encontro literário.

A abertura oficial tem lugar hoje à noite, com as intervenções de Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, e de Carlos Granja, a partir das 21h00, no Centro de Arte de Ovar (CAO).
Seguir-se-á e primeira de 9 Mesas temáticas, esta com a participação de Álvaro Laborinho Lúcio e moderação de Cristina Marques.

« de 9 »

Seguir-se-lhe-á o primeiro espetáculo inserido no FLO, nomeadamente a performance de dança “Ensaio Sobre a Cegueira”, pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora.

Na oferta cultural do FLO há ainda a destacar a Exposição “Desenhos para miúdos e graúdos”, de Paulo Salvador Lopes e a performance “As Palavras” do cantautor Rui Oliveira (dia 15, no Museu Escolar Oliveira Lopes); o Recital literário com piano, pintura, música e vídeo, “Pequeno Tratado Sobre o Amor” que junta a pianista Maja Stojanovska e o escritor Pedro Guilherme-Moreira (dia 16, na Escola de Artes e Ofícios); o espetáculo performativo “Ode Marítima”, pela Companhia João Garcia Miguel, com música de Danças Ocultas a tocar ao vivo (dia 17, no CAO); e o concerto do cantautor João Só, dia 18, a encerrar o certame, também no Centro de Arte.

« de 6 »

Pode consultar o programa completo do Festival clicando aqui.
Pode ainda ter acesso ao Libreto com todos os detalhes sobre os autores e as performances neste link.

Todos os momentos do evento são de entrada gratuita, embora os espaços tenham lotações limitadas e seja necessário proceder ao levantamento dos bilhetes no dia de cada iniciativa. Para mais informações pode contactar através do número 256 509 160.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Ovar Cultura
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *