Covid-19 em Ovar: mais recursos para combater os efeitos da pandemia

Por em 23/03/2020

A Câmara Municipal de Ovar anunciou o reforço de meios de combate à pandemia da COVID-19. A situação de calamidade instalada obriga à antecipação do que ainda está para vir…

O Gabinete de Crise do Município de Ovar, na procura de soluções para a população afetada pela pandemia, está a implementar novas medidas de triagem e contenção do vírus no seu território, bem como novos recursos para tratamento.

A Pousada da Juventude de Ovar está a ser adaptada para funcionar como Centro de Vigilância Ativa de infetados com COVID-19, que necessitem de internamento hospitalar e não reúnam as condições para fazer quarentena domiciliária. Este centro terá apoio médico e de enfermagem para monitorização e vigilância dos futuros utentes.

Face à necessidade de mais meios humanos, Salvador Malheiro, responsável máximo da Proteção Civil do nosso Concelho lançou um apelo para a contratação de pessoal médico, de enfermagem e auxiliar; que possibilitem colocar o novo equipamento em funcionamento o mais brevemente possível.

Outra medida que está a ser implementada passa pela transformação de algumas áreas do Hospital Dr. Francisco Zagalo para unidades Covid-19, com capacidade para acolher e tratar até 21 infetados que necessitem de cuidados médicos não intensivos.

Para além disso, o Centro de Saúde de Ovar disponibiliza já, neste momento, consultas COVID-19, intensificando a triagem dos utentes do Concelho de Ovar.

Acresce ainda a estas ações o aumento da capacidade do Centro de Colheitas para análise, a funcionar em modo “drive through”, para até 80 recolhas por dia.

De acordo com as palavras de Salvador Malheiro, Sabemos que o caso em Ovar é grave e temos que nos preparar, o melhor que soubermos e pudermos, para prevenir, mitigar e tratar desta pandemia. Assim, estamos a trabalhar, em conjunto com o Hospital de Ovar, o ACES Baico Vouga, a ARS-Centro e com a própria Ministra da Saúde, para podermos triar e, fundamentalmente, tratar com os melhores cuidados possíveis todos os nossos munícipes infetados.

Aproveite para participar na nossa sondagem:

As medidas anti-pandemia Covid-19 em Ovar são:
  • Adequadas 77%, 340 votos
    340 votos 77%
    340 votos - 77% de todos os votos
  • Insuficientes 13%, 58 votos
    58 votos 13%
    58 votos - 13% de todos os votos
  • Exageradas 8%, 35 votos
    35 votos 8%
    35 votos - 8% de todos os votos
  • Desconheço-as 2%, 8 votos
    8 votos 2%
    8 votos - 2% de todos os votos
Total de Votos: 441
24/03/2020 - 31/03/2020
Votação fechada
Arquivo de sondagens



Texto: Bruna Rodrigues
Foto: Direitos Reservados


Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST