Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Submarino Amarelo

21:00 22:00

Atual

Submarino Amarelo

21:00 22:00


“Ovar Youth Robotics” levou jovens à Base de Maceda para pilotarem drones em segurança

Escrito por em 21/09/2023

A Câmara Municipal de Ovar, através do Serviço de Juventude, promoveu a formação “Introdução ao Voo com Drones” para jovens, no âmbito do programa “Ovar Youth Robotics”.

A iniciativa englobou a aquisição de conhecimentos para operar um drone em segurança no espaço público, a montagem e a pilotagem do equipamento. A atividade decorreu na Base Aérea de Maceda – Aeródromo de Manobra Nº1, com a colaboração da Força Aérea Portuguesa.

O Vereador da Juventude, Ruben Ferreira, afirmou que a autarquia continua a proporcionar “experiências únicas de formação, em contextos inovadores e que nos permitem passar informações importantes de uma forma muito interativa”.

O autarca mencionou que, além da parte divertida, o principal objetivo da ação de formação é que “os jovens aprendam os cuidados a ter com os drones, seja ao nível de comportamentos adequados, seja na legislação que têm de cumprir”.

A formação teve início com uma explicação sobre o funcionamento do tráfego aéreo, realizada por militares Força Aérea. Depois, a cargo da Câmara Municipal, ocorreu a formação sobre o funcionamento dos drones, os conceitos de segurança, os cuidados a ter, a responsabilidade do piloto, o direito de privacidade e os passos a dar para reportar acidentes.
Posteriormente, os jovens montaram o respetivo drone e aprenderam a pilotá-lo em segurança, em pistas e hangares da Base Aérea de Maceda.

No final, uma das jovens participantes afirmou ter-se tratado “de uma experiência única, que nunca vou esquecer”. Outro dos participantes garantiu ter sido “fantástico voar o drone numa base militar e depois ainda recebê-lo como oferta da Câmara Municipal”.

A formação “Introdução ao Voo com Drones” dá continuidade à edição de 2023 do “Ovar Youth Robotics“, o programa de formação em robótica e programação da Câmara Municipal de Ovar, que este ano já contou com duas sessões do workshop “Cria Grátis o Teu Robot”, realizadas em Ovar e em Válega.
O ciclo prossegue a 14 outubro, em Cortegaça, com uma sessão sobre Segurança Informática.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Ovar Jovem
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *