AD Ovarense elimina o hexacampeão e apura-se para a final da Taça de Aveiro

Por em 23/05/2019

A AD Ovarense conseguiu eliminar o Clube de Albergaria, nas grandes penalidades, e apurou-se para a final da Taça de Aveiro de futebol feminino. Após um empate a 2-2 no Municipal de Albergaria-a-Velha, a equipa alvinegra venceu por 4-3 no desempate dos penáltis e fez a festa da passagem em pleno relvado. O jogo da decisão disputar-se-á no Municipal de Aveiro e a Ovarense irá defrontar o vencedor do encontro entre Eirolense e Cucujães, que se realiza no dia 26 de Maio.

A Ovarense, que apenas conhecia o sabor da derrota frente ao Clube de Albergaria, alcançou o seu primeiro resultado positivo contra as rivais do distrito e impediu que as hexacampeãs da Taça de Aveiro caminhassem para nova conquista. As vareiras conseguem assim quebrar a hegemonia do quinto classificado da Liga BPI após um jogo frenético e muito intenso durante os 90 minutos.

A primeira parte da Ovarense foi de muito carácter, mas até foi o Clube de Albergaria que saiu a sorrir para os balneários com uma vantagem de 2-1. Um marcador que poderia ter sido dilatado a favor da equipa da casa perto do minuto 45 e através de uma grande penalidade. No entanto, Carolina Luís, na conversão da grande penalidade, atirou ao lado da baliza de Lara Sousa.

Assim, e apesar de um ligeiro domínio das vareiras, a profundidade foi um problema e os dois tentos sofridos surgiram em jogadas muito rápidas, primeiro por intermédio de Noémia Baptista e depois por Daniela Silva. A Ovarense ainda conseguiu responder ao primeiro tento do Albergaria, com um golo de Rute Silva, na conversão de um penálti.

No segundo tempo a Ovarense demorou a entrar em jogo e só começou a causar algum perigo após a entrada de Soares, que agitou o jogo vareiro. O golo do empate acabaria por aparecer ao minuto 81, após um cabeceamento da central Juliana Silva, mais conhecida por Mocas, após um livre muito bem convertido por parte de Beatriz Rodrigues.

Já em tempo de compensação, as vareiras tiveram a centímetro de conseguir a vitória, mas os intentos alvinegros esbarraram num corte da guardiã Sara Oliveira em cima da linha de golo.

Foi preciso recorrer às grandes penalidades, mas as vareiras conseguiram alcançar a sua terceira final da Taça de Aveiro. Nas duas já disputadas, a equipa perdeu o título para o Clube de Albergaria, mas desta vez entrarão como favoritas à vitória.

Joel Magina foi o repórter da Rádio AVfm no local. Ouça as declarações dos técnicos:

  • Declarações AD Ovarense | Sérgio Barreto:
  • Declarações Clube Albergaria | Paula Pinho:
  • Declarações AD Ovarense | Lara Sousa:

Se o ditado diz que à terceira é de vez, esperemos que esta seja a vez de Ovar levantar o troféu.

FICHA DE JOGO | Clube Albergaria x AD Ovarense | Taça de Aveiro – Meia-Final

Clube Albergaria: Sara Oliveira, Noémia Baptista, Carolina Luís (c), Rita Coutinho, Joana Baptista, Daniela Silva, Patricia Oliveira, Jessica Santos, Patrícia Sousa, Sara Santos, Inês Santos
Jogaram ainda: Patricia Sá
Suplentes não utilizadas: Marta Fernandes, Susana Silva, Cátia Marques, Mariana Sousa
Treinadora: Paula Pinho

AD Ovarense: Lara Sousa, Patrícia Dias, Juliana Silva, Belinha, Beatriz Rodrigues, Mariana Almeida, Joana Gomes, Betinha (c), Bruna Gomes, Rute Silva, Flávia Marinho
Jogaram ainda: Catarina Soares, Patricia Cavadas
Suplentes não utilizadas: Miriam, Jordana Pinto, Cristiana Rodrigues, Juliana Costa
Treinador: Sérgio Barreto

Resultado final: 2-2 (3-4 G.P.)
Resultado ao intervalo: 2-1
Marcadores: Noémia Baptista (9′), Rute Silva (28′ G.P.), Daniela Silva (30′), Juliana Silva (81′)

MVP Rádio AVfm: Betinha (AD Ovarense)
É verdade que não marcou nenhum golo, mas tem uma classe enorme. A maestra da equipa de Ovar, que neste encontro teve uma orquestra que correspondeu muito bem, protagonizou duas grandes defesas à guardiã Sara Oliveira e brilha muito com a bola em seu poder. É craque!

Reveja as principais incidências da partida:

9′ – Golo do Albergaria, 1-0 – Noémia Baptista, atleta que passou pela equipa da AD Ovarense, inaugura o marcador após uma jogada de ataque muito rápida.

28′ – Golo da AD Ovarense, 1-1 – Rute Silva ganha o penálti e converte fazendo o empate na partida.

30′ – Golo do Clube Albergaria, 2-1 – Bola na profundidade e depois a atacante Daniela Silva, com muita classe, coloca a equipa da casa em vantagem novamente.

45′ – Daniela Silva é derrubada por Juliana Silva na área: é assinalada grande penalidade. A capitã Carolina Luís assume a marcação mas atira ao lado da baliza da AD Ovarense.

81 – Golo da AD Ovarense, 2-2 – Livre de muito longe, cobrado por Beatriz Rodrigues, que foi desviado da melhor forma por Juliana Silva. Empate na partida.

90′ – Por uma unha negra, a Ovarense não consegue carimbar a vitória na eliminatória. Jogada de Rute Silva e Soares que foi destruída em cima da linha de golo pela guardiã da equipa da casa.

90′ – A partida segue para o desempate por grandes penalidades.

Clube de Albergaria – 1-0 – GOLO – Carolina Luís a bater o primeiro com excelência, Lara Sousa ainda adivinhou, mas era impossível de defender.

AD Ovarense – 1-0 – Rute Silva decidiu chutar para o meio da baliza e a guardiã Sara Oliveira advinha para a defesa.

Clube de Albergaria – 1-0 – Grande Defesa de Lara Sousa no penálti batido por Sara Santos.

AD Ovarense – 1-1 – GOLO – Joana Gomes não tremeu e empata.

Clube de Albergaria – 1-1 – Joana Baptista atira à trave.

AD Ovarense – 1-2 – GOLO – Flavia Marinho coloca a Ovarense em vantagem pela primeira vez.

Clube de Albergaria – 2-2 – GOLO – Jéssica Santos volta a empatar.

AD Ovarense – 2-3 – GOLO – Patrícia Cavadas, com classe, converte e volta a dar vantagem!

Clube de Albergara – 3-3 – GOLO – Noémia Baptista faz golo e dá esperança ao Albergaria.

AD Ovarense – 3-4 – GOLO – Betinha! Já está! A Ovarense está na final da Taça de Aveiro!

Galeria de fotos:

« 1 de 20 »


Fotos: Ana Baptista, Paulo Ramos
Texto: Joel Magina
Revisão: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente


Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST