Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Sabores da Rosa

19:00 20:00

Atual

Sabores da Rosa

19:00 20:00


Ovarense vence e já é líder isolado; S. Vicente, Esmoriz e Válega tropeçam

Escrito por em 12/09/2021

Numa 2ª jornada de Campeonato SABSEG pródiga em golos, o saldo de resultados não foi o mais positivo para os clubes do concelho de Ovar. Apenas AD Ovarense conquistou a vitória no seu compromisso perante o Paivense, algo que permite aos alvinegros continuar invictos na Zona Norte e assumir a liderança isolada da prova. Por seu turno, S. Vicente Pereira e Esmoriz (Zona Norte) perderam nos confrontos contra Canedo e Cesarense; e o Válega (Zona Sul) não foi capaz de contrariar o favoritismo do Oliveira do Bairro.

OVARENSE JÁ LEVA 6 PONTOS E É LÍDER ISOLADO A NORTE

No primeiro jogo dentro de portas, a Ovarense queria dar seguimento ao bom resultado registado na jornada inaugural do SABSEG, nas Valadas, contra o Canedo (2-1). Assim, na receção ao SC Paivense, os comandados de Tiago Leite mostraram querer mandar no encontro desde o apito inicial e conseguiram chegar mesmo ao pretendido: a vitória de 2-0 só teve golos na etapa complementar (Magolo e Mica), mas colocou um ponto de justiça no resultado e alegrou as bancadas naquele que foi o regresso oficial do público ao Estádio Marques da Silva.

O Paivense não deixou, ainda assim, de mostrar que pode ser uma das boas surpresas desta competição. Orientada por Paulo Mendes, técnico de apenas 29 anos, a formação de Castelo de Paiva surgiu em Ovar para complicar a vida aos locais e, apesar de se apresentar para a época 21/22 com um plantel não tão vasto como outros candidatos, provou que a vitória registado contra o Cesarense na semana anterior não foi por acaso.

Os vareiros nem sempre tiveram a astúcia para serenar o ritmo de jogo e tirar dividendos desse controlo, mas acabaram por gerir o golo de Magolo (apontado aos 66 minutos) e, já na compensação, dissiparam as dúvidas que ainda pairavam quando Mica fechou a contagem, aos 90’+5.

O técnico Tiago Leite, que foi expulso do banco de suplentes, não poderá estar na ficha de jogo da próxima jornada, quando a Ovarense se deslocar à Barrinha para o dérbi contra o Esmoriz. No entanto, o treinador alvinegro viu a sua equipa manter a invencibilidade neste arranque de época, ganhando com clean sheet e ainda assumindo a liderança isolada da Zona Norte – ainda dependendo do resultado do União de Lamas, que viu a sua partida adiada por causa dos compromissos da Taça de Portugal.

Ouça as declarações de Tiago Leite | AD Ovarense
Ouça as declarações de Paulo Mendes | SC Paivense

S. VICENTE COM “ESTREIA DE PÉ ESQUERDO” EM CASA

Depois da vitória arrancada a ferros, na semana passada, em Cucujães, o S. Vicente procurava ser feliz no primeiro duelo dentro de portas. Mas o Canedo – que até já tinha sido osso duro de roer pela Ovarense na jornada transata – não ajudou à festa.

Embora seja pública a dificuldade que teve em montar um plantel e o facto de estar atrasado na sua preparação, o conjunto de Santa Maria da Feira veio mesmo vencer ao Dr. Oliveira Santos e, para isso, bastou um golo solitário de Trevis Byron.

Ainda privado de muitos dos elementos que compõem o plantel devido a problemas físicos e de inscrições, o S. Vicente Pereira não conseguiu marcar na resposta e, pelo menos, conquistar um empate. A equipa vicentina apresentou-se para esta jornada com uma defesa remodelada em relação ao duelo em Cucujães e, acima de tudo, com poucas opções à disposição do técnico Paulo Gomes para lançar a partir do banco de suplentes.

Com este resultado, o S. Vicente mantém os 3 pontos com que partia para a 2ª jornada e fixa-se no grupo dos terceiros classificados da Zona Norte, atrás de Ovarense e Florgrade. Na próxima jornada, os Corvos recebem o Fiães SC.

ESMORIZ CAI NO MERGULHÃO

Em Cesar, no Mergulhão, o SC Esmoriz enfrentou uma das formações ainda sem pontos na Zona Norte… mas o Cesarense mostrou ter argumentos para bater o pé aos Guerreiros da Barrinha. Os anfitriões tiveram maior domínio de jogo e não permitiram ao Esmoriz o futebol irreverente pelo qual é conhecido, deixando apenas que a equipa fosse mais reativa do que ativa.

Com golos apenas na etapa complementar, apontados por Daniel Santos e Dani, os da casa impediram que os esmorizenses gritassem a segunda vitória no Campeonato SABSEG e se juntassem ao topo da classificação. Luisinho ainda deu esperança com um tento que relançou a partida aos 81 minutos, o Esmoriz ainda teve chances durante os 7 minutos de compensação dados pelo juiz do encontro mas, mesmo lançado em ataques constantes, já não evitou o seu primeiro desaire na competição.

Usman Mustapha foi um dos mais inconformados do lado dos esmorizenses, bem coadjuvado por Luisinho e Gabriel Oliveira. Já Ruan foi uma lufada de ar fresco lançada por Nuno Rangel no decorrer da segunda parte.

Ouça as declarações de Nuno Rangel | SC Esmoriz
Ouça as declarações do FC Cesarense

VÁLEGA CONTINUA SEM PONTUAR A SUL

O único representante de Ovar na Zona Sul do SABSEG, o CCR Válega, continua sem pontuar. Depois de ter perdido, na estreia, contra o Pampilhosa (1-4), os homens de Gonçalo Muge viajaram a Oliveira do Bairro para enfrentar outro dos fortes candidatos da sua série e… não foram felizes. A derrota de 3-1 dos valeguenses é justa e deixa a nu as dificuldades que podem sentir ao longo desta competição.

O Oliveira do Bairro até teve alguma aversão para, na primeira parte, furar a bem montada teia defensiva que o Válega teceu. Foi preciso esperar por um canto – depois de já terem acontecido vários lances do género – para que Isaac Kwakye marcasse o golo que desbloqueou o encontro. O ganês apareceu sem marcação na pequena área e cabeceou de forma afirmativa para o 1-0.

Certo é que nunca se viu um Válega confortável a atacar e, mesmo depois do golo, foram poucas as ameaças que os do Sargaçal protagonizaram junto da baliza contrária. No reverso da medalha, a vantagem parece ter soltado as amarras do Oliveira do Bairro e a reentrada após o intervalo, para os comandados de Cajó, foi avassaladora. Alex Marques foi evitando o inevitável, mas não conseguiu parar tudo.

O segundo e terceiro golo surgiram em catadupa, apontados por Xano e Gonçalo Nunes. Assim, a perder por 3-0 e com a derrota praticamente consumada, o Válega finalmente mostrou lampejos de alguma qualidade; ainda a tempo de picar o ponto, reduzindo pelo recém entrado (e irrequieto) André Rendilheiro.

Embora tenha marcado nos dois jogos já disputados, o Válega segue com 0 pontos e 7 golos sofridos no Campeonato SABSEG. A próxima jornada pode ser decisiva nas contas da manutenção, pois o Válega joga perante o SC Bustelo, teoricamente um dos adversários diretos na dura luta pela permanência.

Ouça as declarações de Gonçalo Muge | CCR Válega
Ouça as declarações de Cajó | Oliveira do Bairro FC

Imagem: Pedro Silva
Texto: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *