Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Mi-Fá-Dó-Sol

19:05 20:00

Atual

Mi-Fá-Dó-Sol

19:05 20:00


«Para sermos o melhor plantel, temos de conquistar em campo uma melhor classificação» – Tiago Leite

Escrito por em 21/09/2021

O caminho ainda é longo, mas segue – para já – imaculado. É nesse registo que a AD Ovarense vai vivendo as últimas semanas, desde o começo do Campeonato SABSEG.

Os alvinegros estão ainda invictos na Zona Norte da Elite Aveirense, são líderes da classificação com 9 pontos em 3 jogos e estão a passar do papel aos atos o que muitos anteviam: esta é uma Ovarense candidata à Fase de Subida e pode ser a grande outsider na competição por um lugar nos escalões nacionais.

A última “vítima” da Ovarense foi o SC Esmoriz, em pleno Estádio da Barrinha, num sempre excitante dérbi vareiro mas que, desta feita, teve uma balança a pender claramente para o sul do concelho. A partida até teve contornos de equilíbrio durante largos minutos, mas foi uma Ovarense mais esclarecida aquela que dissipou qualquer dúvida em relação à vitória, num desafio onde até logrou conquistar os 3 pontos com um marcador avolumado.

No fecho do 0-3 com que a contenda se fixou e em entrevista à AVfm, Tiago Leite, técnico da Ovarense, deixou uma nota de respeito pelo adversário e falou de um dia em que as dificuldades sentidas pelo seu conjunto não ficaram expressas no placard: «Foi um jogo extremamente difícil, o resultado é exagerado e o Esmoriz não merecia um desfecho tão pesado.»

«Sabíamos que tínhamos de ser pragmáticos, pois íamos encontrar uma grande equipa. Acaba por ser um resultado natural com o desenrolar do jogo e, na segunda parte, até podia ter-se avolumado mais, mas é injusto para o Esmoriz perder por esta diferença de score porque também fizeram uma excelente partida.»

De facto, o pragmatismo apresentado pela Ovarense – aliado a uma enorme solidez defensiva – foi um dos segredos para a vitória. O golo marcado cedo, aos 13 minutos, foi, no entanto, um dos fatores desbloqueadores da partida. Um golo que nasceu graças à estratégia programada pelos de Ovar para o desafio: «O nosso plano de jogo passava por explorar as costas dos laterais do Esmoriz, pois são extremamente ofensivos. No planeamento e na análise que fizemos ao Esmoriz, detetamos isso.»

Assim, o ritmo da partida trouxe sempre um Esmoriz obrigado a correr atrás do prejuízo e, embora a turma da Barrinha até tenha mostrado bons pormenores a espaços, o contragolpe dos forasteiros foi uma constante e, principalmente na segunda parte, decisivo para que mais golos surgissem… sempre para apenas um dos lados.

«Não gostei dos últimos 15 minutos da primeira parte e passei essa mensagem, no intervalo, aos jogadores. Fomos demasiado permissivos, baixamos muito as linhas e permitimos muitas aproximações do Esmoriz à nossa área, algo que podia ter corrido mal.»

«Estabelecemos o objetivo coletivo de chegar aos 60 minutos com o 2-0 para podermos gerir o jogo. Sabíamos que o Esmoriz ia reentrar muito forte na segunda parte e, então, o que fizemos foi entrar ainda mais fortes – e resultou. Chegados ao 2-0, aproveitamos transições, fizemos 3-0 e podíamos ter feito mais um ou outro.»

Ainda que claramente satisfeito com o que acontecera em campo, Tiago Leite aproveita o momento de forma da Ovarense para lançar os dados em relação ao futuro. Questionado acerca da qualidade do seu plantel, o treinador prefere enviar um repto aos seus comandados e, ao mesmo tempo, motivá-los para as batalhas difíceis que se seguem.

«Estamos extremamente satisfeitos com o plantel que temos. Em 3 jogos, já utilizamos 22 jogadores, o que prova a qualidade desta equipa e a confiança que temos nestes atletas. Eles têm de estar sempre prontos para entrar em campo e dar uma resposta adequado mediante o que o jogo pede.»

«Dizer que este é o melhor plantel que treinei na Ovarense seria injusto para com os outros dois plantéis que orientei. O desta época é excelente, foi construído com critério e deixa-nos felizes. No entanto, para sermos o melhor plantel, temos de conquistar dentro do campo uma melhor classificação do que os últimos: é o desafio que lanço aos meus jogadores.»

Para continuar a acreditar que esta é a melhor Ovarense dos últimos anos, a equipa terá de passar agora por dois grandes adversários para fechar o mês de Setembro e abrir o de Outubro. Vem aí um duelo intenso perante a também invicta (embora não apenas com vitórias) Florgrade FC; e depois a Ovarense viaja até Santa Maria de Lamas para um escaldante dérbi contra Unionistas, no dia 3 do próximo mês.

«Temos três jogos e três vitórias, mas temos de manter os pés no chão com o máximo de compromisso e humildade. Vamos pensar no próximo jogo com a Florgrade, manter o foco e só assim é que conseguiremos continuar a somar pontos.»

O Ovarense-Florgrade da 4ª jornada do Campeonato SABSEG será acompanhado com relato em direto pela Rádio AVfm, nos 98.7FM e plataformas online da emissora.

Tiago Leite – AD Ovarense

Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente



Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *