Passeio de bicicleta vai assinalar o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. Aceite o convite da CPCJ e participe!
Escrito por AVfm em 20/04/2022
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ovar (CPCJ) é a responsável pelo desafio lançado à comunidade local: assinalar o Mês Azul com um passeio de bicicleta.
Abril é o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, simbolizado nas campanhas pela cor azul desde o ano de 1989, quando uma mulher norte-americana, Bonnie Finney, colocou um laço com uma fita azul na antena do seu veículo, homenageando dessa forma o seu neto, vítima mortal de maus-tratos infantis às mãos da mãe e do seu namorado.
No sábado, dia 30, a partir das 9h30, a Praça da República será o ponto de encontro e de partida para um pequeno passeio de bicicleta, subordinado ao tema “Serei o que me deres…que seja amor”. Esse é, aliás, o mote da campanha Laço Azul que pretende sensibiliza as comunidades para a proteção dos mais novos e para o respeito pelos seus direitos.
Na primeira etapa, os cicloturistas dirigir-se-ão para a Praia do Furadouro. Aí, junto ao Posto de Turismo, os participantes serão convidados a formar um cordão humano de alerta contra os maus-tratos na infância.
Posteriormente, cumprir-se-á o percurso inverso, de regresso ao centro da cidade de Ovar onde, no final, todos terão direito a brindes surpresa!
Cuida Bem de MimEm Portugal, a campanha do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos, simbolizada pelo Laço Azul, é amplamente divulgada por todo o território, quer pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, quer pelas CPCJ, que realizam numerosas ações de prevenção contra os maus-tratos. “Serei o que me deres…que seja amor”, é o Slogan da Comissão Nacional e o hino da campanha é a canção “Cuida Bem de Mim” com letra, música e interpretação de Madalena Alberto, arranjo musical de Pedro Alvadia. Vídeodeo de Açucena Olivença Cotrim. #direitosdacriança #direitosdojovem #cnpdpcj #protegercriançascompeteatodos #mêsdaprevençãodosmaustratosnainfância #mpmti
Publicado por Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens em Quarta-feira, 30 de março de 2022
A participação é gratuita e a atividade é indicada para toda a família. Está, contudo, sujeita a pré-inscrição até ao dia 25, a concretizar através de formulário online.
Para assinalar o momento e criar um ambiente de identificação com a causa, pede-se que os participantes vistam uma t-shirt ou camisola de cor azul ou branca.
[give_form id=”81006″]