Paulo Pereira recandidata-se pela CDU à União das Freguesias de Ovar
Escrito por AVfm em 31/07/2021
A Comissão Coordenadora de Ovar da Coligação Democrática Unitária (CDU), coligação formada pelo Partido Comunista Português (PCP) e pelo Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV), escolheu o Jardim do Cáster para apresentar o seu primeiro candidato à União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã. A oportunidade foi também aproveitada para a primeira intervenção pública da mandatária dos comunistas.
O professor Paulo Pereira é, assim, recandidato à União de Freguesias de Ovar (UFO). Licenciado em Geografia pela Universidade de Coimbra, é supervisor de estágio no Mestrado de História e Geografia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Na vida associativa é dirigente desportivo e a nível político é membro das Comissões de Freguesia de São João de Ovar e da Comissão Concelhia de Ovar do PCP. Eleito pela CDU para a Assembleia da UFO em 2017, volta a ser o cabeça de lista ao mesmo órgão autárquico em 2021.
No uso da palavra, Paulo Pereira traçou o perfil da sua candidatura à UFO, prestou contas do trabalho realizado no mandato transato e apontou os fatores diferenciadores da sua candidatura, apelando à adesão dos ovarenses ao projeto da CDU.
Conhecido pela assertividade das suas intervenções na Assembleia da UFO, no quadriénio 2017-21, Paulo Pereira exemplificou, com alguns temas concretos, que a CDU foi firme, empenhada e intensa, estando na defesa dos fregueses sempre que necessário:
- Na indispensável reposição das freguesias,
- Na falta de serviços básicos como os CTT,
- Na defesa dos trabalhadores pela regularização e pagamento do subsídio de insalubridade e penosidade nos serviços da autarquia,
- No combate contra a adjudicação dos serviços de higiene, limpeza e manutenção da União das Freguesias a terceiros,
- Na defesa da reabertura dos centros de saúde nas freguesias da UFO e da reabertura dos serviços básicos de urgência do nosso hospital de Ovar,
- No apoio à população da Marinha no quadro do desassoreamento da Ria de Aveiro.
Seguiu-se a intervenção de Aurora Gaia, a histórica militante e mandatária da CDU para a campanha de Ovar. Tendo exercido funções de caracterizadora na delegação do Porto da RTP, Aurora Gaia é escritora e atriz de teatro e cinema, sendo formadora na Federação Portuguesa de Teatro.
Na sua intervenção recorreu à poesia, nas palavras do autor Armindo Rodrigues, dizendo que “da pura invenção / que as palavras são / se fez a razão“. Apresentou o voto na CDU como uma aposta num “Futuro de Confiança“, já que o projeto dos comunistas também visa combater e contrariar desesperanças.
Houve ainda espaço para o discurso de Carlos Ramos, membro da Direção Regional de Aveiro e da Comissão Concelhia de Ovar do PCP e atual candidato à Câmara Municipal de Ovar.
Afirmando que o órgão autárquico da Juntas de Freguesia não pode ser visto “como de segunda”, referiu que esse Poder Local é privilegiado no contato próximo com as populações, conhecendo de perto os seus problemas e anseios, podendo assim intervir diretamente na solução dessas questões.
Juliana Silva, membro da Comissão Concelhia de Ovar do PCP, na função de Mestre de Cerimónias encerrou a apresentação, lembrando que a CDU é “reconhecidamente a grande força transformadora e de esquerda no poder local, pois inscreve a defesa do poder local e da sua autonomia como elemento inseparável do regime democrático que a Constituição da República consagra”.