Peixe-Aranha vai ser estrela da gastronomia em Esmoriz
Escrito por AVfm em 06/08/2020
No próximo fim de semana, a 8 e 9 de Agosto, a cidade de Esmoriz vai celebrar a velha tradição da degustação do peixe-aranha.
Trata-se de uma iguaria que atravessou gerações, matando a fome a famílias pobres da comunidade piscatória local, onde muita gente sobreviveu daquilo que o mar lhes trouxe.
Para reviver esta tradição, o peixe-aranha será o anfitrião das entradas, ao almoço e ao jantar de 10 restaurantes da cidade. Preparado de várias formas, seja cozido, frito, assado, grelhado ou em caldeirada; este aperitivo será oferta da casa. No caso do peixe entrar nos menus como prato principal, cada restaurante irá definir o seu preço.
“Há quem pense que é apenas um peixe que pica e que causa muita dor e que não é comestível, e isso é uma ideia errada… é um peixe muito saboroso”
refere Vera Carapuço, Presidente da Associação de Amigos da Praia Velha de Esmoriz
Os dez restaurantes onde poderá provar esta iguaria são: A Grelha, Casa Vitó, Choquinhos, Linha de Sabores, O Barco, O Luciano, Petiscos e Companhia, Petisqueira Kika, Praia Velha e Taberna do Paulinho.
A companha de arte xávega do Buçaquinho vai fornecer o peixe-aranha à Associação de Amigos da Praia Velha de Esmoriz. Esta irá dividir e distribuir a pescaria pelos 10 restaurantes que participarão na iniciativa.
As tradições fazem parte das história de cada comunidade. Em Esmoriz, esta iniciativa tem como principal intuito manter as raízes, relembrando a importância que a arte xávega teve no crescimento da cidade e redorçando a sua forte ligação ao mar.