Pesadelo dos incêndios continua na região de Aveiro
Escrito por AVfm em 17/09/2024
O portal da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registava, pelas 12h00 de hoje, 17 de setembro, mais de 156 ocorrências, envolvendo mais de 5.325 profissionais, 1.600 veículos e 29 meios aéreos, em todo o território nacional.
O estado de alerta para o perigo de incêndio rural, que terminaria às 23h59 de hoje, foi alargado até dia 19 de setembro, inclusive.
Na região de Aveiro intensificam-se ações de rescaldo e vigilância, com a temperatura, a baixa humidade e aragens de vento a proporcionar reacendimentos. A nossa zona continua a ser massacrada por vários incêndios, com os fogos nos concelhos de Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Sever de Vouga e Águeda a registar grandes dimensões.
O fogo no concelho de Oliveira de Azeméis, no território da União das Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, que lavra há dois dias (desde as 15h00 de 15/9), está a ser combatido por mais de 446 bombeiros, 160 veículos e 4 meios aéreos.
O incêndio em Albergaria-a-Velha, que teve início em Cubatas, e que começou há mais de 24 horas, tem neste momento 457 operacionais apoiados por 145 viaturas a combater as chamas.
Em Sever do Vouga, o incêndio que também teve início no passado domingo, está a ser combatido por 370 operacionais e 120 veículos. Também nesse concelho, na localidade de Pessegueiro do Vouga, há chamas a lavrar, com mais de 158 bombeiros, 51 viaturas e um meio aéreo a tentar o seu combate.
Fora da Região de Aveiro, os incêndios de Paredes, Castro Daire e Nelas apresentam dimensões significativas.
As várias forças da autoridade já evacuaram cerca de uma centena de pessoas por precaução. Desde o fim de semana, já se registaram 4 mortes e 40 feridos, dos quais 23 são agentes da proteção civil e 17 são civis.
A última atualização do Ministério da Administração Interna, às 12h00, dava conta das seguintes interrupções de circulação:
A1 – Corte Total entre o nó de Aveiro Sul e Estarreja
A25 – Corte Total entre Albergaria e Reigoso (Viseu)
IC2 – Corte Total entre A25 e EN1-12
EN16 – Corte Total entre Cacia e Sever do Vouga
A43 – Corte Total
EN101 – Corte Total entre Cavalinho e Mesão Frio
EN321 – Corte Total entre EN101 e Campelo
A25 – Corte Total entre Mangualde e Chãs de Tavares
EN234 – Corte Total entre Canas de Senhorim e Oliveirinha
A24 – Corte Total entre Nó de Castro Daire e Nó de Arcas/Mamouros
EN2 – Corte Total entre Mamouros e Ponte Pedrinha
A24 – Corte Total entre Nó de Samardã e Nó de V.P. Aguiar
EN2 – Corte Total entre Covelo e Pedras Salgadas
EN103 – Corte Total entre Assureira e Águas Frias
EN207-4 – Corte Total entre Gonça e Garfe
EN101 – Corte Total em Bustelo
EN221 – Corte Total em Eiriz e Campelo
EN321-1 – Corte Total em Soalhães
EN2 – Corte Total em Vilarinho das Paranheiras
A Circulação Ferroviária na Linha do Douro encontra-se suspensa entre Marco de Canaveses e Régua. Para já, a Linha do Norte e a Linha do Vouga não aparecem nos comunicados do Ministério da Administração Interna como sujeitas a constrangimentos na sua circulação.
As corporações de bombeiros de Ovar e de Esmoriz apelam à colaboração e solidariedade da população, na recolha de bens essenciais (água, sumos, bolachas e barritas), que são necessários para o bem-estar e eficiência dos bombeiros vareiros.
Não se deixe intoxicar, não saia à rua se não for necessário, e, no interior, isole portas e janelas com toalhas humedecidas. Mantenha a sua medicação habitual.
Consulte as dicas para Evitar a Exposição ao Fumo da ANEPC:
[give_form id=”81006″]
Fotos: PSP – Comando DistriTal de Aveiro
Texto: Irina Silva
* informação retirada das plataformas ANEPC, Fogos Online, Fogos Ativos, pelas 12h00