Pescadores do Furadouro devolveram ao mar Tartaruga gigante apanhada nas redes
Escrito por AVfm em 11/07/2022
Os pescadores do Barco Jovem, de regresso ao Furadouro, foram surpreendidos quando estavam a recolher as suas redes, a norte da praia, depois de mais uma ida ao mar. Seriam 7h45 deste domingo, 10 de julho.
Além do pescado fresco e típico do nosso mar, foi arrastada para terra uma tartaruga de grandes dimensões, presa no saco.
Habituados a insólitos em que acabam por ser recolhidos animais marinhos selvagens que não fazem parte do pescado para comercializar, tais como tartarugas e golfinhos; foi notável o sentido de responsabilidade ambiental coletivo dos vários elementos da companha. Com cuidado e rapidez, libertaram o animal da rede e devolveram-no ao mar, já que aparentemente do incidente não resultaram mazelas para a tartaruga.
Uma vez vencida a zona de rebentação das ondas, o belo exemplar mergulhou no oceano, regressando ao seu habitat natural.
Veja o vídeo partilhado nas redes sociais do Barco Jovem:
Ao que tudo indica, pela morfologia do animal, tratar-se-ia de uma tartaruga-de-couro, também conhecida por tartaruga de cerro ou de quilhas, devido às saliências visíveis na sua carapaça negra.
A espécie, da família Dermochelyidae, é caraterizada pela sua aparência singular, podendo os maiores exemplares atingir 2 metros de comprimento e 1,5 de largura, chegando a pesar 500Kg.
Passa a maior parte da sua vida em alto mar, sobretudo no Oceano Atlântico, contudo pode ser atraída para a costa durante o período da desova ou na procura de alimentos.
[give_form id=”81006″]