Faixa Atual

Título

Artista


Playoff na mira: o empate antes do embate

Escrito por em 28/04/2021

À porta do playoff de manutenção contra o Estoril Praia, 3º. classificado da Zona Sul de Manutenção da Liga BPI, a Ovarense fechou a 10ª. e última jornada da 2ª. fase do campeonato com um empate inédito em Valadares (1-1) e um 4º. lugar na tabela classificativa que confirma a boa forma apresentada nas duas últimas jornadas disputadas.

Com uma ténue esperança de ainda alcançar a manutenção direta, a Ovarense partia para o encontro perante as canarinhas de Gaia a saber que tinha de vencer e a esperar desfechos menos bons nos compromissos dos rivais Boavista e Gil Vicente. Tal não aconteceu, mas os resultados factuais não impediram a formação alvinegra de praticar um futebol interessante e sair com uma boa imagem do centro de treinos do Valadares de Gaia.

A equipa da casa até inaugurou o marcador, através da goleadora local, Palominha. No entanto, mesmo que a contrariedade desse golo tenha surgido ainda antes dos primeiros 20 minutos de jogo, esse não foi um dado que tenha prejudicado a performance das alvinegras.

Ciente de que, pela frente, tinha um adversário de respeito, a Ovarense conseguiu assumir várias vezes as despesas da partida e criou diversas chances que, ainda na primeira parte, lhe podiam ter valido o empate. Que o digam Betinha e Joana Sousa, autoras de lances de golo eminente junto da área de Cláudia Rocha.

Ao contrário do 4-4-2 apresentado pelo ex-técnico vareiro Rogério Lima, o 4-3-3 implementado pelo agora treinador da equipa Miguel Silva, parece casar melhor com as características das atletas. Desde logo pelo meio campo a 3, composto por Maria Dias (que até esteve num dia não), Joana Gomes e Betinha; mas também pela profundidade nas alas, com subidas constantes das laterais Bia Rodrigues e Susana Silva, em apoio às atacantes que ocupam os seus corredores.

Em grande plano continua o centro da defesa, com Belinha a formar uma não tão habitual dupla com Madi Boyd, mas onde ambas mostraram entender-se bem e evidenciaram as suas qualidades individuais. A norte-americana, em particular, provou que pode ser uma excelente alternativa a Daniela Pereira nesta posição e fez, provavelmente, o melhor jogo com a cruz da Ovarense ao peito.

No reverso da medalha, e apesar de Joana Sousa continuar a acrescentar qualidade no último terço com a confiança que ganhou graças às recentes boas exibições, fica notória a falta de apoio à ponta de lança quando a bola chega ao ataque. Assim, e principalmente após a saída forçada de Joana Sousa (indisposição) e entrada de Noémia Baptista, a Ovarense tinha na sua jogadora mais ofensiva uma espécie de “ilha”, algumas vezes distante demais das restantes colegas e sem o apoio necessário para aparecer em zonas de finalização sem ser perfeitamente controlada pela linha defensiva do Valadares.

Miguel Silva tentou contrariar esse facto na etapa complementar e cedo alterou o esquema da Ovarense para dar maior acutilância e vertigem ao seu conjunto. Lançando Flávia Marinho e Joana Martins, mudou de um 4-3-3 para um 4-4-2 híbrido: uma espécie de 4-2-4 em ataque, com 4-4-2 mais compacto em situação de transição defensiva.

A mudança de tática gerou alguns frutos, mas o Valadares mostrou também uma coesão difícil de quebrar… a não ser que fosse desbloqueada por um golpe de magia.

Assim, teve de aparecer o génio de Betinha. Aos 78’, a capitã assumiu a batuta, ganhou o esférico na zona intermediária e depois de alguns dribles, apareceu à entrada da área para alvejar a baliza do Valadares e marcar um excelente golo, realçando que está de volta aos grandes momentos.

Com um empate no marcador, ambos os técnicos mostraram alguma resignação e fizeram um pacto silencioso de não agressão. Os últimos 10 minutos da partida foram praticados num clima de respeito mútuo entre as formações, sinais de que tanto Valadares como Ovarense estavam satisfeitos com o empate.

A influenciar o morno final de partida estavam as decisões (ou falta delas) que permaneciam ainda em jogo. O Valadares já tinha o primeiro lugar e manutenção direta garantidos há algumas jornadas; e a Ovarense sabia que Gil Vicente e Boavista goleavam, nos seus jogos, Fiães e Cadima respetivamente.

Pela primeira vez na sua história a somar pontos em casa do Valadares, a Ovarense vira agora as baterias para outro confronto contra canarinhas – agora chegam as do Estoril Praia. Tal como a Ovarense, o Estoril foi uma das equipas que, por pouco, não disputou a Série de Campeão, para onde seguiram Benfica, Sporting, Marítimo e Torreense na Zona Sul e SC Braga, Famalicão, Clube Albergaria e Condeixa no Norte.

No final de jogo em Valadares, ambos os técnicos analisaram a partida e olharam para o futuro, com destaque para Miguel Silva que abordou, aos microfones da AVfm, o playoff de manutenção contra o Estoril:

Treinador AD Ovarense | Miguel Silva
Treinador Valadares Gaia FC | Nuno Pereira

As próximas duas partidas serão, portanto, essenciais para a história do futebol feminino da Ovarense. A primeira mão do playoff joga-se em Ovar, no Marques da Silva, no próximo domingo. Na semana seguinte, a Ovarense vai à Amoreira em visita ao Estádio António Coimbra da Mota.

Ovarense ou Estoril: uma delas irá fazer a festa da manutenção no final destes, pelo menos, 180 minutos de eliminatória. A outra equipa cairá para o escalão secundário do futebol feminino português.

Valadares Gaia FC x AD Ovarense
Liga BPI – Manutenção – Zona Norte – 10ª Jornada
Resultado final: 1-1
Resultado ao intervalo: 1-0
Marcadores: Palominha (‘17), Betinha (‘78)
MVP Rádio AVfm: Betinha

Valadares Gaia FC: Cláudia Rocha, Bruna Rocha, Inês Azevedo, Andreia Freitas, Rita Machado, Inês Freitas, Joana Neves, Sofia Scapini, Inês Queiroga, Cláudia Lima ©, Palominha
Jogaram ainda: Lurdes Regal, Rafa Sudré, Ana Filipa, Inês Cardoso, Thayla Carioca
Não utilizadas: Joana Monteiro, Mariana Ferreira
Treinador: Nuno Pereira

AD Ovarense: Sara Oliveira, Belinha, Joana Gomes, Betinha ©, Susana Silva, Jéssica Silva, Maria Dias, Patrícia Dias, Bia Rodrigues, Madi Boyd, Joana Sousa
Jogaram ainda: Noémia Baptista, Joana Martins, Flávia Marinho, Mariana Soares
Não utilizadas: Íris Silva, Juliana Silva, Juliana Costa
Treinador: Miguel Silva


Fotos: Paulo Ladeira (Sports and Girls)
Texto: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente
Reportagem: Pedro SilvaJoel Magina

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *