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Musicalíssimo | 03 Abr 2024

Teresa Leite 03/04/2024

 

 

Emissão: 03 de Abril 2024

 

Descrição: Cada programa parte de um estilo, personalidade, composição ou instrumento musical que origina uma descoberta interessante através de uma abordagem rica e aprofundada.

DestaqueRossini – Música Sacra – Stabat Mater

A obra de Rossini que mais popular ficou na história da música foi a Ópera, nomeadamente a comédia, como O Barbeiro de Sevilha. Contudo, o compositor  compôs,  no final da sua carreira,  música sacra para coro e solistas, entre as quais se destaca Stabat Mater. Para esse trabalho foi desafiado por Fernandéz Varela, em Espanha, que tinha sido incumbido de realizar um trabalho baseado no texto litúrgico tradicional Stabat Mater. Rossini aceitou o desafio e acabou por apresentar o trabalho, que terá feito com ajuda do seu amigo Giovanni Tadolini, obra que  foi apresentada pela primeira vez no sábado de aleluia em 1833 na Capela de S.Felipe el Real em Madrid.
Com a morte de Varela, os seus herdeiros venderam o trabalho a um editor musical em Paris, o que foi contestado por Rossini que se considerava seu autor e proprietário. Foi uma trapalhada que se seguiu a tudo isto com Rossini a terminar a obra retirando as partes compostas por Tadolini, acabando a versão final em 1841. Tudo isto com guerras por direitos e respetivos pagamentos. A última venda terá sido feita por 20.000 francos ao diretor do Teatro Italiano, após o que se fizeram os preparativos para a primeira performance final.
Ouvimos Cuius animam, escrito em 1841 para solo de tenor,  que é muitas vezes apresentado separadamente dos outros movimentos da obra como demonstração da técnica do cantor. A primeira parte deste tema foi também trabalhado em 1941 por Woody Herman no seu número de jazz “Blues on Parade”.
A carreira operática de Rossini já dividia o público entre admiradores e críticos. O anúncio da primeira Stabat Mater de Rossini deu ocasião a um ataque cerrado por parte de  Richard Wagner, na altura em Paris, que não se dirigia só a ele mas genericamente à moda europeia pela música litúrgica e o dinheiro com ela angariado. Com o pseudónimo com que assinava os seus artigos, Wagner  reclamava contra a incompreensível popularidade de Rossini em termos no mínimo mordazes. Parece que os enredos das óperas de Rossini correram também a sua vida de artista.

 

Playlist:
Gioachino Rossini – Stabat mater
Gioachino Rossini – Cuius animam
Gioachino Rossini – Quis est homo
Gioachino Rossini – Pro peccatis
Gioachino Rossini – Sancta mater
Gioachino Rossini – Fac ut portem
Gioachino Rossini – Inflammatus et eccensus
Gioachino Rossini – Quando corpus
Gioachino Rossini – Amen, in sempiterna

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Publicação: Catarina Pereira
Foto(s): Direitos reservados

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