Musicalíssimo | 06 Nov 2024
Teresa Leite 06/11/2024
Emissão: 06 de Novembro 2024
Descrição: Cada programa parte de um estilo, personalidade, composição ou instrumento musical que origina uma descoberta interessante através de uma abordagem rica e aprofundada.
Destaque: Herbert von Karajan com a Orquestra Filarmónica de Berlim em “Os Triunfos do Clássico”
Herber von Karajan foi um dos mais destacados maestros do pós-guerra, nascido na Áustria, concretamente em Salzburg a 5 de abril de 1908, que dirigiu a Orquestra Filrmónica de Berlim durante 35 anos. Além de dirigir orquestras o seu instrumento era o piano, que aprendeu a tocar ainda criança. Durante o período nazi o jovem esteve filiado no partido nacional socialista, o que haveria de lhe trazer alguns dissabores durante os inícios da sua carreira. Após esse período de guerra e fruto da sua eloquência, von Karajan viria a dirigir as orquestras de grande prestígio, tendo dirigida a Filarmónica de Berlim desde 1954 até à sua morte em 1989. Feita esta breve introdução vamos agora ouvir um disco com as gravações de alguns dos maiores e mais conhecidos clássicos sob sua direção.
Ouvimos nesta primeira sequência, Os Planetas de Gustav Holst, A Primavera em Quatro Estações de Vivaldi, Peer Gynt Suite no. 1 de Edward Grieg e a Pequena Serenata Noturna de Mozart. Von Karajan era um dos maiores maestros da segunda metade do séc XX. Parte da sua relevância vem da forma de dirigir, pelo seu perfecionismo e exigência. Estima-se que terá sido o artista que mais gravou no domínio dos clássicos em todos os tempos, tendo vendido aproximadamente 200 milhões de discos. Segundo a revista alemã Spiegel, terá ganho mais de 6 milhões de dólares por ano em vendas e honorários de direção de orquestra. A fortuna acumulada avaliava-se em 2008 em cerca de 250 milhões de euros, continuando a ser, duas décadas após a sua morte, um dos artistas clássicos com maior venda de discos. Continuemos então com a Orquestra Filarmónica de Berlim sob direção de Herbert von Karajan
Nesta sequência ouvimos a Abertura da Ópera Carmen de Bizet, a Marcha Radetzky de Johann Strauss, pai, a Valsa das Flores do famoso bailado Quebra-Nozes de Tchaikovsky e vamos terminar com o famoso Bolero de Ravel .
Playlist:
00:01:33 Herbert Von Karajan; Berlin Philharmonic Orchestra – Holst; The Planets Op. 32 – 1. Mars The Bringer Of War
00:08:43 Herbert Von Karajan; Berlin Philharmonic Orchestra – Vivaldi; Violin In E Op. 8-1 RV 269 The Four Seasons
00:12:04 Herbert Von Karajan; Berlin Philharmonic Orchestra – Grieg; Peer Gynt Suite #1, Op. 46 – 1. Morning Mood
00:16:04 Herbert Von Karajan; Berlin Philharmonic Orchestra – Mozart Serenade #13 In G K 525 Eine Kleine Nachtmusik
00:22:41 Herbert Von Karajan; Berlin Philharmonic Orchestra – Bizet; Carmen Suite – Prelude #1
00:24:54 Herbert Von Karajan; Berlin Philharmonic Orchestra – Strauss Sr. (J); Radetzky March
00:27:14 Herbert Von Karajan; Berlin Philharmonic Orchestra – Tchaikovsky The Nutcracker Suite Op 71A Valse Fleurs
00:34:38 Herbert Von Karajan; Berlin Philharmonic Orchestra – Ravel; Boléro
00:50:17 Herbert Von Karajan; Vienna Philharmonic Orchestra – Concerto Para Clarinete E Orquesta – Adagio
[give_form id=”81006″]
Publicação: Catarina Pereira
Foto(s): Direitos reservados