Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Passe de Letra

19:00 20:00

Atual

Passe de Letra

19:00 20:00


Musicalíssimo | 15 Mai 2024

Teresa Leite 15/05/2024

 

 

 

Emissão: 15 de Maio 2024

 

Descrição: Cada programa parte de um estilo, personalidade, composição ou instrumento musical que origina uma descoberta interessante através de uma abordagem rica e aprofundada.

Destaque: Concerto de Aranjuez – de Joaquin Rodriguez

O Concerto de Aranjuez de Joaquin Rodriguez é a minha escolha para o programa de hoje, seguida de outras peças incluidas na gravação ao meu dispor, pela Academia  de St.Martin in the Fields, com Pepe Romero e Sir Neville Marriner. Esta obra é muito conhecida em todo o mundo, mesmo por quem não está muito familiarizado com o repertório clássico. Vamos então começar pelo primeiro andamento, allegro con spirito, seguido do Adagio, segundo penso ser o andamento mais conhecido da obra.
O Concerto Aranjuez é uma composição para guitarra e orquestra, apresentado pela primeira vez com a interpretação de Regino Sanz de la Maza em 1940 tendo sido recebido com uma forte aclamação por parte da crítica, o que deu imediata notoriedade ao seu autor, tanto por parte do público como pelo governo espanhol, que concedeu honrarias a Joaquin Rodriguez com uma cátedra na Universidade de Madrid e mais pelo menos 7 prémios. Também o governo francês fez dele Oficial das Artes e Letras em 1960.
Com Allegro Gentil terminamos este Concerto Aranjuez e continuamos agora com Fantasia para um Gentilhomem. Joaquin Rodriguez nasceu em 1901 na localidade de Sangunto, Espanha. Cego desde os três anos devido a uma doença contraída, cedo começou a revelar um imenso talento para a música. Começou com aulas de composição em Valencia e em 1927 foi admitido na Schola Cantorum de Paris onde foi aluno de Dukas que teve uma enorme influência no estilo que viria a desenvolver. Seguiu estudos no Conservatório de Paris e na Universidade Sorbonne. Casou em 1933 com uma pianista turca, Victoria Kamhi que desempenhou um papel muito importante na sua carreira, tendo ajudado na escrita da sua autobiografia em 1986. A Fantasia para um Gentilhomem de 1954 foi escrita para o músico Andrés Segovia, da qual vamos ouvir três andamentos
Vamos agora seguir com três pequenas peças para guitarra, com 3 andamentos, o primeiro “ já se vão os pastores,” , depois “por caminhos de Santiago” e finalmente “Pequena sevilhana”, que dedicou a Heitor Villa-Lobos.  Este trabalho teve a participação de Pepe Romero na guitarra, Augustin Leon Ara no violino, uma gravação que data do ano de 1992.

 

Playlist:
Pepe Romero – Concierto de Aranjuez, for guitar & orchestra; 1. Allegro con spirito
Pepe Romero – Concierto de Aranjuez, for guitar & orchestra; 2. Adagio
Pepe Romero – Concierto de Aranjuez, for guitar & orchestra; 3. Allegro gentile
Pepe Romero – Fantasía para un gentilhombre, for guitar & orchestra; 1. Villano y Ricercare
Pepe Romero – Fantasía para un gentilhombre, for guitar & orchestra; 2. Españoleta y Fanfare
Pepe Romero – Fantasía para un gentilhombre, for guitar & orchestra; 4. Canarios
Pepe Romero – Pequeñas piezas (3) for guitar; 1. Ya se van los pastores
Pepe Romero – Pequeñas piezas (3) for guitar; 2. Por caminos de Santiago
Pepe Romero – Pequeñas piezas (3) for guitar; 3. Pequeña sevillana

[give_form id=”81006″]

 


 

Publicação: Catarina Pereira
Foto(s): Direitos reservados

Musicalíssimo

Histórias da Música e dos Músicos

Mais informações