Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Noticiário

07:00 07:10

Atual

Noticiário

07:00 07:10


População de Ovar exigiu Justiça com marcha pela Saúde a terminar no Tribunal

Escrito por em 21/01/2023

A tarde de sexta-feira, dia 20 de janeiro, foi marcada pela manifestação da população de Ovar contra a possível integração dos Cuidados de Saúde Primários de Ovar e do Hospital Dr. Francisco de Zagalo na futura Unidade Local de Saúde (ULS) de Aveiro, no seguimento da reestruturação do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A Marcha pela Defesa do Direito de Serviços de Saúde de Proximidade foi uma iniciativa cívica e apartidária promovida pelo Movimento ASO, criado no ceio do grupo de intervenção cívica Coração Vareiro.

Além da integração de Ovar na futura ULS de Entre o Douro e Vouga, sedeada em Santa Maria da Feira, o Movimento ASO reivindica também a reabertura do Serviço de Urgência Básico do Hospital de Ovar e o reforço do Bloco Operatório, a par da reabertura dos Polos de Saúde de Arada e Maceda e do reforço de todas estas unidades de saúde familiar com a contratação de mais pessoal médico e de enfermagem.

A manifestação teve início às 18h00, com os aderentes a concentrarem-se no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ovar. Sob o mote “Acorda Ovar, Pela tua Saúde!”, os vareiros marcharam até ao Tribunal de Ovar, com o protesto a pedir justiça para a saúde do Povo de Ovar.
Pelo caminho, expressões como “Ovar Sim, Aveiro Não”, “Ovar Sim, Coimbra Não” e “Ovar Unido jamais será vencido” ecoaram pela cidade.

A massiva adesão à manifestação surpreendeu a própria organização que estimou a presença de duas mil pessoas. Entre elas, estiveram presentes o Presidente de Junta da União das Freguesias de Ovar (UFO), Bruno Oliveira, assim como os deputados municipais do Centro Democrático Social (CDS) e do Bloco de Esquerda (BE).

Elementos do Movimento ASO adiantaram ainda que, se as suas reivindicações não forem atendidas, a próxima marcha pela defesa dos Serviços de Saúde de Ovar terá lugar em Lisboa, rumo ao Ministério da Saúde.

Reveja alguns momentos da Marcha pela Defesa do Direito de Serviços de Saúde de Proximidade, registados por António Dias:

« de 7 »

[give_form id=”81006″]


Fotos: António Dias
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *